Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Star Wars Episódio IV: A Guerra das Estrelas

Título original:
Star Wars
De:
George Lucas
Com:
Alec Guiness, Carrie Fisher, Harrison Ford, Mark Hamill
Género:
Ficção Científica
Outros dados:
EUA, 1977, Cores, 121 min.

"Guerra das Estrelas" é um dos filmes de ficção científica mais bem sucedidos e populares de sempre. O filme, rodado na Tunísia, Guatemala e no Vale da Morte, Califórnia, evidenciava grandes avanços na tecnologia de efeitos especiais e ajudou a provar a rentabilidade da ficção científica no cinema, uma categoria considerada até então de pouca importância e baixo rendimento. O realizador e argumentista George Lucas começou a sua carreira na realização de filmes de ficção científica, com "THX 1138" (1971) e dirigiu depois "American Graffiti", em 1973. Lucas levou quatro anos a desenvolver "A Guerra das Estrelas", que conta a história de rebeldes que lutam contra um império galáctico, liderados pela princesa Leia (Carrie Fisher), pelo jovem herói Luke Skywalker (Mark Hamill) e Han Solo (Harrison Ford). Depois de "A Guerra das Estrelas" saíram mais dois filmes que completaram a trilogia inicial: "O Império Contra Ataca" (1980) e "O Regresso de Jedi (1983).
"A Guerra das Estrelas" foi nomeado para 11 prémios da Academia de Hollywood e recebeu sete: melhor direcção artística, melhor guarda-roupa, melhores efeitos visuais, melhor montagem, melhor banda sonora e melhor som. Ben Burtt recebeu um prémio especial pelos efeitos sonoros - a criação da voz dos extraterrestres e dos robôs.

PUBLICO.PT

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 19 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.