Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Lilya para Sempre

Título original:
Lilja 4-ever
De:
Lukas Moodysson
Com:
Artiom Bogucharskij, Oksana Akinshina, Pavel Ponomaryov
Género:
Drama
Classificação:
M/16
Outros dados:
DIN/SUE, 2002, Cores, 109 min.

É um filme sombrio, uma descida aos infernos da juventude perdida na Ex-União Soviética. Lilya (Oksana Akinsjina), de 16 anos, vive num subúrbio pobre e desolador, algures numa cidade sem nome na antiga União Soviética. Sonha com uma vida melhor. A mãe mudou-se para os Estados Unidos com um namorado novo e Lilya está à espera que a venham buscar. Mas o tempo passa, a mãe não escreve, não manda dinheiro e é cada vez mais óbvio que a abandonou. Sem dinheiro e a viver num apartamento em mau estado, sem electricidade e aquecimento, a situação de Lilya torna-se desesperante. O seu único amigo é Volodya (Artiom Bogutjharskij), um rapaz de onze anos que ela às vezes deixa dormir no sofá. Passam muito tempo juntos e inventam histórias para suportarem melhor a vida - Lilya nasceu no mesmo dia que a Britney Spears, o que seria a sua vida se tivessem sido trocadas na maternidade...Mas um dia Lilya apaixona-se e resolve partir.
Distinguido pela Crítica Sueca, "Lilya para Sempre" conquistou os Prémios de Melhor Realizador, Melhor Actriz e Prémio Especial do Júri Jovem no Festival de Gijón, foi apresentado no Festival de Veneza, e Lukas Moodysson recebeu uma Menção Honrosa da Crítica Internacional (FIPRESCI) no Festival de Estocolmo pelo seu tratamento compassivo do grande problema do tráfico humano e da luta da luta de uma rapariga para manter vivos os seus sonhos.
A banda-sonora é uma mistura de Rammstein com Alphaville e Vivaldi e - como não poderia deixar de ser- com o duo de incendiárias dos bons costumes T.A.T.U.

PUBLICO.PT

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 70 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

  • Ricardo Monteiro

    Obra-prima

    O realizador sueco foi retirando as camadas de verniz da esperança de uma menor que ambicionava ser  (continuar a ler)

  • D.P.

    Obra Maior

    Excelente filme! 5 estrelas sem hesitação.