Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

As Irmãs de Maria Madalena

Título original:
The Magdalene Sisters
De:
Peter Mullan
Com:
Anne-Marie Duff, Geraldine McEwan, Nora-Jane Noone
Género:
Drama
Classificação:
M/16
Outros dados:
GB/IRL, 2002, Cores, 119 min.
Links:
Site Oficial

Os conventos de Maria Madalena na Irlanda eram administrados por freiras da Misericórdia em nome da Igreja Católica. Os conventos acolhiam raparigas enviadas pelas famílias ou por orfanatos, que ficavam aí encerradas e eram obrigadas a trabalhar, sem qualquer tipo de remuneração, para expiar os seus pecados. Pecados das mais diversas naturezas: desde ser mãe solteira a ser demasiado bonita ou demasiado feia, demasiado simples, demasiado inteligente, ou ter sido vítima de violação. O filme - de ficção mas baseado, "infelizmente" como frisa o realizador, em várias histórias verdadeiras - segue o percurso de quatro jovens que, nos anos 60, época de libertação dos costumes das mulheres, foram internadas num desses conventos e aí viveram num pesadelo quase medieval que incluía castigos e humilhações, físicas e psicológicas.
"As Irmãs de Maria Madalena", distinguido com o Leão de Ouro no Festival de Veneza, é a segunda longa-metragem de Peter Mullan, realizador mais conhecido pela sua faceta de actor nos filmes de Ken Loach, Danny Boyle, Mike Figgis e Michael Winterbotton. Mullan ganhou em Cannes o Prémio de Melhor Actor pela sua interpretação em "O Meu Nome é Joe" (Ken Loach).

PUBLICO.PT

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 132 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores