Uma Paixão Simples

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Romance 99 min 2020 M/16 28/10/2021 BEL, FRA

Título Original

Passion Simple

Sinopse

<div>Adaptação cinematográfica da obra homónima escrita por Annie Ernaux, “Uma Paixão Simples” conta a história de Hélène,  uma professora universitária que se envolve romanticamente com Aleksandr Svitsin, um diplomata russo. Enredada numa paixão descontrolada, que depressa se transforma em obsessão e dependência, Hélène deixa desmoronar tudo à sua volta. </div><div>Realizado e escrito por Danielle Arbid, conta com Laetitia Dosch e Sergei Polunin nos papéis principais. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Uma mulher à espera

Luís Miguel Oliveira

Como filmar isto, uma mulher permanentemente à espera? Danielle Arbid responde de forma quase literal: fazendo um filme que parece funcionar ao ralenti.

Ler mais

Críticas dos leitores

Uma Paixão Simples

Fernando Oliveira

É um filme apenas sobre uma mulher que espera, uma mulher que anseia pelo regresso do amante. “A partir do mês de Setembro do ano passado, não fiz mais nada a não ser esperar um homem: esperar que ele me telefonasse e viesse a minha casa”, é com esta frase que começa o filme, e é também assim que começa o livro homónimo de Annie Ernaux em que o filme se baseia. A mulher é Hélène, professora em Paris, divorciada, vive com o filho; e espera, espera pelo seu amante russo, é uma obsessão que tomou conta daquela mulher. E enquanto espera, recorda os seus encontros com aquele homem, funcionário da embaixada russa, personagem quase inexistente, apenas definido pelo “olhar” de Hélène. Assim o que Danielle Arbid no quer contar em “Uma paixão simples” é esse olhar de Hélène, tanto enquanto espera, mas também na encenação das cenas de sexo entre os dois; o desejo de Hélène é um desejo de sexo, não exige de Aleksandr qualquer reacção romântica ou afectiva, o que torna a dependência daquela mulher simultaneamente numa libertação através do sexo e numa prisão viciante. E como é que pode mostrar em Cinema a cosa mentale que é uma mulher à espera: tornando esse estremecimento, essa angústia, numa deambulação narrativa que coloca a “alma” da personagem e o erotismo num plano que roça o onírico, pondo a outra parte da vida da personagem num outro plano, como se fosse um filme a passar ao seu redor. Um filme pontuado por canções que muito nos dizem sobre essa espera, sobre essa mulher. É um filme belíssimo sobre a diferença radical, e muitas vezes trágica, que há entre os olhares da mulher e do homem sobre isso mesmo: a complexa relação feminino/masculino, e violência sentimental resultante. Sendo este filme sobre o olhar de uma mulher, um olhar sem contra-campo, é espantosa a interpretação de Laetitia Dosch, o que procuram os olhares da sua personagem, os gestos, os silêncios, o ofegar, a perturbação que a encharca. É nela que Arbid se concentra, é dela que vem a inquietação que nos confunde.

Continuar a ler

2 estrelas

José Miguel Costa

O filme "Uma Paixão Simples", da franco-libanesa Danielle Arbid, é um romance pouco cor de rosa, com pretensões eróticas, que nos transporta até ao seio do relacionamento amoroso entre uma professora universitária e um diplomata russo casado (sobre o qual ela nada sabe), assumido por ambos como meramente libertino e descomplexado, sem qualquer compromisso (que se limita à marcação de encontros de indole puramente sexual, de modo unilateral por parte do elemento masculino). Todavia, apesar da natureza do vinculo que os (des)une, a mulher (Laetittia Dosh) começa a desenvolver (conscientemente e sem qualquer amor próprio) uma obsessão e dependência descontroladas pelo dito cujo, ao ponto de deixar-se desmoronar por completo. <br /> <br />Trata-se de uma obra intimista, cujas cenas de envolvimento sexual ("mais que muitas") são filmadas de modo competente, mas que acaba inevitavelmente por entediar, dado "não passar da cepa torta" em termos narrativos (já que, grosso modo, limita-se a expor-nos perante uma sucessão de "dates com enrolanço").
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!