//
A Metamorfose dos Pássaros
Título Original
Realizado por
Sinopse
Misturando documentário e ficção, este filme parte da história da família de Catarina Vasconcelos, a realizadora, com especial foco na avó paterna, que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe. Nas palavras da realizadora, este é um filme “sobre a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.
Estreado no Festival de Berlim, onde recebeu o Prémio da Crítica Internacional, “A Metamorfose dos Pássaros” tem somado distinções em vários festivais, entre eles o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vílnius (Lituânia); Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei (Taiwan); Prémio de Melhor Filme no Festival Dokufest (Kosovo); Prémio Zabaltegi – Tabakalera, no Festival de Cinema de San Sebastián (Espanha); Prémio do Público no IndieLisboa; e os prémios do público e de contribuição artística no Festival de Cinema de Curitiba (Brasil). Esta é a estreia em longa-metragem de Vasconcelos, depois da curta “Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso” (2014). PÚBLICO
Críticas dos leitores
Chatinho
Rui Soares
Bem aborrecido este filmezinho. As intenções são boas, e a generosidade da realizadora também em expor assim a história da família (ocorre duas ou três vezes se será verdade o que o filme narra ou apenas um pretexto para unir as imagens). Mas, coragem à parte, já não há paciencia para as redacções lidas com uma voz monocórdica durante mais de uma hora. Aceita-se a ideia, mas parece haver falta de sapiencia cultural para dar corda às botas e por a coisa nos eixos.
Continuar a ler
A Metamorfose
Helena Pena da Costa
Um filme diferente. Uma estética surpreendente. Uma ternura imensa sobre o papel de mãe. Texto belíssimo. Adorei!
Continuar a ler
A Metamorfose dos Pássaros
Lurdes Pereira
<br />Um filme bom interessante. Gostei imenso, emocionante.
Continuar a ler
A metamorfose dos pássaros
José Escobar
Aquilo a que eu chamo um pincel. Um pincel de todo o tamanho. Será que a realizadora viu alguma vez Hitchcock, Kazan, Visconti ou Scola? Sem grandes histórias não há grandes filmes...
Continuar a ler
Grande seca
Joao Luis Farinha Antunes
Um filme que consiste em imagens a passar e um narrador em voz off a contar uma história teve como consequência sair a meio do filme, e ir passear para o Bairro Alto, para aliviar do enfado! <br />Não percebo os elogios nem os prémios. Nem pela originalidade, porque, para isso, já chegou a Branca de Neve do João Cesar Monteiro.
Continuar a ler
Gostei
Jorge
Foi para mim uma surpresa e ainda bem. Gostei, bom filme muito interessante, tema e imagem. Para ver em modo de bom cinema.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!