Cinecartaz

Pub

O Pai

Título original:
The Father
De:
Florian Zeller
Com:
Anthony Hopkins, Olivia Colman
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA/FRA, 2020, Cores, 97 min.

Sozinho no seu apartamento em Londres, Anthony foi sempre um homem independente. Agora, com 81 anos, mostra uma grande resistência em aceitar a proposta de Anne, a filha, para que tenha alguém em casa para cuidar de si. Para o velho senhor, consentir uma coisa dessas é assumir uma incapacidade que considera não ter. Mas Anne, que em breve se mudará para Paris, precisa de saber que o pai não ficará entregue a si mesmo. Nesse processo, Anthony sente-se de tal modo pressionado que começa a duvidar de si, de Anne e da própria percepção da realidade. Com assinatura do realizador e dramaturgo Florian Zeller, um filme sobre envelhecimento, sanidade e perda de autonomia, que adapta a peça homónima da sua autoria.
Na 78.ª edição dos Globos de Ouro, foi nomeado nas categorias melhor actor (Anthony Hopkins), actriz secundária (Olivia Colman), filme dramático e argumento (Florian Zeller e Christopher Hampton); nos BAFTA, teve seis nomeações, acabando por ganhar prémios de melhor actor (Hopkins) e argumento adaptado. Com seis nomeações para Óscares, recebeu o de melhor actor (novamente Hopkins) e argumento adaptado. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 67 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores