Cinecartaz

Pub

As Lições de Persa

Título original:
Persian Lessons
De:
Vadim Perelman
Com:
Nahuel Pérez Biscayart, Lars Eidinger, Jonas Nay
Género:
Drama
Classificação:
M/14
Outros dados:
ALE/RUS, 2020, Cores, 127 min.

O ano é 1942. A Segunda Grande Guerra tem devastado quase todo o território europeu. Gilles (Nahuel Pérez Biscayart), um jovem belga, é capturado pelas tropas nazis e levado para um campo de concentração na Alemanha. Em pânico, consegue evitar a execução ao afirmar que não tem origem judia mas persa. Ao ouvirem isso, os soldados levam-no à presença de Koch (Lars Eidinger), o director do campo, cujo sonho é abrir um restaurante em Teerão (Irão), logo após o final da guerra. Desejando aprender farsi, Koch decide fazer do novo prisioneiro o seu instrutor. Consciente de que não tem absolutamente nada a perder, Gilles encontra ali a única forma de se manter vivo. Assim, durante algum tempo, inventa e memoriza palavras que vai ensinando ao alemão como se de uma verdadeira língua se tratasse. Com o tempo, os dois homens criam laços  – algo que vai originar desconforto e desconfiança, tanto nos soldados alemães, como nos outros prisioneiros. 
Estreado fora de competição no Festival de Cinema de Berlim, um drama de sobrevivência realizado por Vadim Perelman ("Uma Casa na Bruma", "Sem Medo de Morrer") e baseado num conto de Wolfgang Kohlhaase que, supostamente se inspira numa história real. PÚBLICO
 

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 16 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

  • Helena Costa

    As Lições de Persa

    Gostei. Achei um enredo bem urdido e adorei o desempenho de Nahuel Pérez Biscayart.