//

Listen

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 73 min 2020 22/10/2020 POR, GB

Título Original

Listen

Sinopse

<div>O drama vivido por uma família portuguesa emigrada no Reino Unido, a quem os serviços sociais retiram a guarda dos três filhos, que consideram em risco de sofrer danos emocionais, desencadeando os protocolos do sistema de adopção forçada. Desesperados, os pais tentam encontrar uma forma de provar que são capazes de cuidar das crianças, antes que seja demasiado tarde. </div> <div>Primeira longa-metragem da actriz e realizadora Ana Rocha de Sousa, "Listen" é uma co-produção entre a Bando à Parte (de Rodrigo Areias) e a Pinball London. Rodada nos arredores de Londres, conta com elenco encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. Foi distinguido com o prémio Bisato d'Oro de melhor realização – um dos galardões paralelos do Festival de Cinema de Veneza – e venceu também o prémio Sorriso Diverso Venezia "pela sua abordagem às questões sociais". PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Listen: língua franca

Jorge Mourinha

Ana Rocha de Sousa estreia-se com uma primeira obra sólida, um “filme do meio” que revela savoir-faire e inteligência mas ainda pouca identidade.

Ler mais

Críticas dos leitores

Auguri

Rui Soares

Foi muito falada a atribuição do apoio estatal ao filme de Ana Rocha, numa corrente de eventos que hoje é resumida pela mesma como "Eu não pertencia ao meio e fui vista como uma ameaça". Quem sabe, sabe que não foi tudo tão preto-no-branco. Tendo acompanhado o caso por uma fatalidade do destino, hoje penso que o filme nasceu justamente nesse virar do bico ao prego. Ana Rocha criou uma abordagem para si mesma e depois cobriu-a com um filme. A arma foi a vitimização. Primeiro a sua, depois a das suas personagens. Mas o resultado tem valor? Decerto tem o mérito de se conseguir fazer ver. No entanto, por mais prémios que arrecade, sabemos que não estamos perante o mesmo quilate de cinema que Portugal tão bem tem exibido pelo mundo fora, que os prémios não são sobre o valor do objecto mas sim sobre o discurso que os rodeia. É um sinal dos tempos que convida a um jogo que é preciso saber jogar. Ana Rocha, neste filme, joga-o exímiamente.
Continuar a ler

4

José Miguel Costa

"Listen", a primeira longa metragem de Ana Rocha de Sousa, fruto de uma co-produção luso-britânica, baseia-se em factos verídicos para expor-nos perante o calvário de uma família portuguesa (casal e três filhos menores, um dos quais surdo) emigrada no Reino Unido, a (sobre)viver nos subúrbios de Londres, a quem os Serviços Sociais lhe retiraram as crianças por suspeitas de maus tratos, canalizando-as, quase de imediato, para um processo de adopção forçada (recorrendo a um procedimento burocrático, nada abonatório da imagem das Instituições de um pais do "primeiro mundo", que não demonstra pudor em desmembrar núcleos familiares). <br /> <br />É um melodrama familiar duro e cru, emocionalmente arrasador, que transpira realismo social e militância anti-Sistema (sem alegorias) por todos os poros. <br />Recorre a uma (séria) narrativa directa e económica (talvez acelerada em demasia no trecho final), que não romantiza a pobreza, nem tão pouco aqueles que são apanhados na sua teia (mostrando os defeitos e virtudes dos protagonistas sem quaisquer maquilhagens - e seria tão fácil descambar para um lamechas "drama de faca e alguidar" tendo tais temáticas em mãos). <br />Todavia, tal imparcialidade poderá ser equacionada se atendermos à (potencial) diabolização excessiva dos Serviços Sociais e da Justiça inglesa (não quero acreditar que o Sistema seja tão implacável e insensivel quanto nos é pintado). <br /> <br />Toda esta "negatividade" é pontualmente polvilhada por refrescantes pózinhos de "poesia estética", sobretudo quando somos brindados com os planos que visam exibir o mundo sob a perspectiva da cativante e enigmática menina surda (provando que a cineasta já possui uma "impressão digital única - aguardemos pelas suas próximas obras para comprová-lo). <br /> <br />Não seria justo encerrar esta apreciação sem mencionar a interpretação arrebatadora da Lúcia Moniz. Dêem-lhe todos os prémios ... e mais alguns!
Continuar a ler

Listen

Maria Gonçalves

Um filme muito fraco. Uma exploração muito pobre do tema. <br />Bom desempenho da Lúcia Moniz e do Ruben Garcia, num filme frouxo.
Continuar a ler

Para "ouvir" com atenção

Cristina C.

Filme desafiante que nos coloca perante a fragilidade e exigências de algo outrora tão natural como ter vários filhos, não ser rico e sonhar um pouco além. Tem o dom de revelar os diferentes pontos de vista de cada "intérprete" da sociedade, desmontando algumas verdades do sistema que tentamos construir para nos proteger, mas que por vezes, se vira contra nós e contra a liberdade individual. Fantástico como está arquitectado de forma a que o público não odeie nenhum dos lados e em simultâneo que consiga colocar-se na pele de cada participante social. Um filme que levanta as nossas dúvidas sem ferir susceptibilidades. Papel brilhante de Lúcia Moniz. Mensagem curta e consistente porque cada ouvido ouve as mesmas palavras à sua maneira
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!