Patrick

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 103 min 2019 23/07/2020 POR

Título Original

Patrick

Sinopse

Patrick, de 20 anos, vive em Paris com o namorado, um homem mais velho com quem mantém uma relação de dependência. A vida dele é uma sucessão de festas, drogas e sexo. Um dia, depois de se envolver num desacato, é preso. Na esquadra, a polícia dá-se conta de que Patrick é, afinal, Mário, um rapaz português desaparecido há 12 anos. Essa constatação faz com que lhe permitam voltar para a vila da Sertã, em Portugal, onde vive a família. Agora, tantos anos volvidos sobre o seu rapto, nada é como dantes. Mário perdeu a inocência dos seus oito anos; a família, por seu lado, ficou irremediavelmente destruída pelo desgosto. A grande dificuldade para este jovem, que neste tempo se foi adaptando às circunstâncias, será recriar laços com os familiares e gerir as discrepâncias entre a vida na capital francesa e o meio rural de onde provém e que agora é novamente a sua casa.
Em competição no Festival de Cinema de San Sebastián, uma história dramática dirigida pelo encenador, dramaturgo, argumentista e actor Gonçalo Waddington, que aqui se estreia na realização de longa-metragem. No elenco estão Hugo Fernandes, Alba Baptista, Lydie Barbara, Teresa Sobral, Adriano Carvalho e Carla Maciel. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Patrick: o impossível regresso

Jorge Mourinha

Uma impressionante estreia na longa-metragem para o actor Gonçalo Waddington, na qual o controlo formal clínico e entomológico acaba por afogar uma narrativa inteligentemente construída.

Ler mais

Críticas dos leitores

3 estrelas

José Miguel Costa

"Patrick" é a primeira longa-metragem do (actor, argumentista e encenador) Gonçalo Waddington ... e temos realizador! Verdade que até gostava de ter amado mais este filme, já que o "argumento silencioso" (algo inverosímil e impregnado de incongruências) tarda em sair do ponto-morto (como que renegando quaisquer conflitos dramáticos) para depois, inesperadamente, carregar a fundo (de um modo clichê, quase suicida) no desenlace. <br /><br />No entanto, é impossível ficar indiferente à magnifica ambiência rural melancólica criada por Waddington e ao modo como "observa à lupa", sem pressas/contenção estilística (e com expressivos planos contínuos, num verdadeiro estudo de personagem), o enigmático (e desconcertante) protagonista, Hugo Fernandes (o verdadeiro "abono de família" deste filme - fiquem de olho nele!), que carrega nos ombros o peso da pedofilia (enquanto vitima e carrasco).<br /><br /> “Patrick” segue a história (sem pretender explicá-la e/ou justificá-la) de trauma e incompreensão (fruto de um conflito de identidades e de estilos de vida) vivenciada por Patrick (e a família, que lhe e estranha), o jovem indecifrável, retornado à aldeia natal 12 anos após ter sido raptado por um pedófilo belga.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!