//

A Despedida

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia Dramática 100 min 2019 M/12 09/01/2020 EUA

Título Original

The Farewell

Sinopse

A chinesa Billi cresceu com os pais nos EUA. Quando a família descobre que Nai Nai, a matriarca que ainda vive na China, foi diagnosticada com uma doença terminal e que lhe resta pouco tempo de vida, resolve fazer-lhe uma visita. Uma vez que a velha senhora nada sabe sobre a sua condição, filhos e netos organizam o evento perfeito para uma reunião familiar: um casamento. Contudo, com o sabor amargo da despedida, a jovem Bili tem dificuldades em lidar com a resolução dos adultos de guardar um segredo tão importante da sua adorada Nai Nai. 
Estreada no Festival de Cinema de Sundance, uma comédia dramática vagamente autobiográfica, com assinatura de Lulu Wang ("Posthumous"). No elenco, encontramos Awkwafina, Tzi Ma, Diana Lin, Zhao Shuzhen, Lu Hong e Jiang Yongbo. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Avozinha, diz-me tu

Jorge Mourinha

Uma comédia melancólica e enganadoramente simpática sobre identidades e culturas, à conta de uma avozinha moribunda mas indomável.

Ler mais

Críticas dos leitores

Na China, com as suas diferenças, é como no resto do mundo

Nazaré

Este filme orbita à volta da já-não-tão-jovem Billi, dividida entre dois países, entre presente e passado, também dividida entre a lealdade à família e o individualismo à americana. O filme traz-nos para dentro duma família dilacerada pela emigração, onde a avó de Billi dá a referência comum, e os reune apesar de todas as diferenças que os separam irremediavelmente. A rapper Awkwafina/Nora Lum lidera um elenco extremamente convincente com uma presença que se diria inadivinhável. <br /> <br />Não se vão embora sem ver o clip no fim, vale a pena.
Continuar a ler

E viva Awkwafina...

Fátima

... que tem uma interpretação fabulosa como Billy, a neta americana de uma adorável avó chinesa.
Continuar a ler

Uma Lição de Bom Cinema

Mário Ferreira

"A Despedida" é um filme de Lulu Wang que nos arrasta, tal como a Billy, a personagem principal, para um oriente que teima em manter-se fiel aos seus valores e à pureza dos seus princípios. Wang encaminha-nos através de uma história aparentemente simples e ingénua, mas nada neste filme é simples ou naife. Este filme exorta a subtileza do oriente, dos mais pequenos detalhes à poesia pictórica que o realizador imprime à sua objectiva. Nesta visão terna e complacente, mas profunda e tenaz, não nos resta outra alternativa que não seja a de refletirmos sobre o valor da vida de cada um de nós, e de como o coletivo pode tornar-se responsável pela dor dos que lhe pertence e, assim, conferir a dignidade que o sofrimento e a morte podem, muitas vezes, subtrair de forma despudorada. Numa única frase, uma lição de bom cinema.
Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

Billi, uma jovem norte-americana de ascendência chinesa, toma conhecimento que a sua avó (com a qual detém um vínculo forte, apesar desta residir na China) foi diagnosticada com um cancro em fase terminal. Independentemente de tal facto não ser comunicado à matriarca, toda a sua rede familiar alargada decide fazer-lhe uma despedida em grande e, para que esta não desconfie do motivo da “viagem em massa”, justificam a mesma com a celebração de um casamento (marcado propositadamente para o efeito). <br /> Os pais de Billi proibem-na de sair dos EUA, com receio de que não consiga conter-se quando em presença da avó, mas esta acaba por desobedecer-lhes, aparecendo inesperadamente no evento. <br /> <br />É este o mote do filme de Lulu Wang, “Despedida”, uma afectuosa comédia (dramática) de enganos. Recorrendo a uma abordagem algo naturalista, explora, com enorme sensibilidade/simplicidade (e oscilando eficazmente entre o registo melancólico – destituído de qualquer pieguice e/ou melodrama - e a comédia leve), as temáticas da identidade, os conflitos geracionais e as diferenças culturais entre o ocidente cosmopolita e o oriente (ainda) impregnado pelas tradições familiares seculares. <br /> <br />Realcem-se, igualmente, as (homogéneas) interpretações singelas de todo o elenco e a excelente fotografia (que ajuda a reforçar, com uma “beleza despojada”, os contrastes entre os “vários mundos” em confronto).
Continuar a ler

Adeus e obrigado Nai Nai

Raul Gomes

Pela magnifica lição de vida e agregação do espírito familiar. <br />Um bom começo de ano chinês, depois Made in China, fabuloso, acrescenta-se este inesquecível A Despedida. <br />Fazendo lembrar Good Bye Lenin, parte também de um pressuposto, de uma mentira piedosa, ocultando a verdade. <br />Excepcional interpretação de Nai Nai, que com a sua candura, tenacidade e perseverança, conduz à união da diaspora familiar. <br />Um excepcional e coeso elenco, faz deste filme, uma lufada de ar fresco no panorama do cinema actual, tal como eu o concebo e desejo.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!