//
O Silêncio dos Outros
Título Original
El Silencio de Otros
Realizado por
Sinopse
<div>Durante quase quatro décadas, à custa de muito sofrimento da população, o ditador Francisco Franco chefiou Espanha com mão de ferro. O seu governo deu origem a todo o tipo de violações dos direitos humanos. Centenas de milhares de pessoas morreram durante o regime, na maioria em prisões, campos de concentração e execuções sumárias. A Lei da Amnistia, datada de 15 de Outubro de 1977, libertou os presos políticos e fez desaparecer as suas acusações. Contudo, para desassossego de milhares de vítimas do franquismo, ilibou também os seus carrascos. Durante seis longos anos, os realizadores Almudena Carracedo e Robert Bahar percorreram Espanha em busca de testemunhos dos intervenientes nessa história terrível. As suas investigações e entrevistas deram origem a este filme. Produzido por Pedro Almodóvar, "O Silêncio dos Outros", conquistou o Goya de Melhor Documentário e o Prémio do Público da secção Panorama no Festival de Berlim. PÚBLICO</div> <div> </div>
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Contra o esquecimento
Álvaro Fonseca
Um documentário a não perder sobre as vítimas do franquismo e o processo judicial internacional (por intermédio da Argentina) para tentar julgar os carrascos que ficaram impunes devido à vergonhosa Lei da Amnistia (também conhecida por 'pacto do esquecimento', aprovada por todos os partidos em 1977). <br />Muito tocante e brutal, o documentário mostra bem a dimensão das atrocidades da história recente do país vizinho, mas dá também conta dos dramas pessoais vividos por quem perdeu os seus familiares ou filhos (casos dos bebés sequestrados). É chocante perceber como países ditos democráticos tentam branquear a sua história e apagar a memória com o pretexto de não fomentar o rancor e o ressentimento. Como se pode ter paz num país que é conivente com a injustiça?
Continuar a ler
O Silêncio dos Outros
Helder Almeida
É curioso, ou não, os "críticos" de cinema não se terem interessado (?) por este GRANDE documentário que devia ser exibido a todos os jovens do ensino secundário e até universitários, porque não? <br />Aplaudido de pé pelos espectadores na tarde de sábado dia 27. A não perder. Grande coragem de inúmeros espanhóis que não se acomodam perante as desgraças próprias e alheias.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!