Anoitecer

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 142 min 2018 M/12 11/04/2019 FRA, HUN

Título Original

Napszállta

Sinopse

Hungria, vésperas da Primeira Grande Guerra. Depois de passar a infância num orfanato, a jovem Irisz Leiter regressa a Budapeste empenhada em arranjar emprego como modista na mais elegante fábrica de chapéus da cidade, em tempos propriedade dos próprios pais. Apesar de afastada pelo novo proprietário, que se recusa a contratá-la, não desiste do seu propósito. E, ao buscar pistas sobre o seu passado, vai descobrir segredos inesperados.
Presente nos Festivais de Cinema de Veneza e de Toronto, um drama histórico escrito e realizado por László Nemes (autor de "O Filho de Saúl", que venceu o Grande Prémio do Júri e Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cannes em 2015, bem como o Óscar e o Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro). Juli Jakab, Vlad Ivanov, Susanne Wuest e Evelin Dobos dão vida aos protagonistas. PÚBLICO
 

Críticas dos leitores

Tudo por uma familia...

Lucia Medeiros

Uma aventura fotográfica mal sucedida e uma busca bergmaniana longa e cansativa...
Continuar a ler

2 estrelas

José Miguel Costa

Em 2015 o hungaro Laszló Nemes saltou para as luzes da ribalta, deixando a critica especializada a seus pés (e amealhando inúmeros prémios), logo no seu primeiro filme, o excepcional "O Filho de Saul", cuja trama nos confrontou com o(s) horror(es) de um campo de concentração nazi sob a visão exclusiva de um dos seus prisioneiros. <br /> Não é, portanto, de estranhar que o seu retorno aos grandes ecrãs tenha gerado grande expectativa, todavia, infelizmente, o "Anoitecer" revela-se uma (enorme) desilusão. <br /> <br />Laszló Nemes volta a optar por um drama de época (desta feita numa Budapeste à beira da primeira guerra mundial) e a dar-nos conta do desenrolar da narrativa pela perspectiva da personagem central (de facto, embora tenha abandonado a filmagem com recurso ao método de câmara subjectiva, contínua com a objectiva sempre grudada - com constantes e prolongados grandes planos - à protagonista). <br /> Filmado em 35mm, seguimos a deambulação desconexa/inconsequente (quase zombie) de uma enigmática jovem de 20 anos, recém-chegada a Budapeste, que após sair do orfanato tenta arranjar emprego numa prestigiada loja de chapéus que outrora pertenceu aos seus pais (que aí morreram num incêndio). Quase no imediato descobre que tem um irmão (alegadamente lider de um grupo de criminosos anarquistas), o que a impele a iniciar uma busca obsessiva pelas peças de um (complexo) puzzle que lhe permita aceder ao seu passado desconhecido (que todos evitam). <br /> <br />A sua sombria narrativa revela-se labirintica e inconclusiva (com demasiadas "pontas soltas" e, não poucas vezes, incongruente), bem como excessivamente arrastada, o que transforma o visionamento desta pelicula, a partir de determinado momento, num processo algo exasperante.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!