Cinecartaz

Pub

O Professor e o Louco

Título original:
The Professor and the Madman
De:
Farhad Safinia
Com:
Natalie Dormer, Mel Gibson, Sean Penn, Jeremy Irvine
Género:
Drama
Outros dados:
IRL, 2019, Cores, 124 min.

Londres, século XIX. Há mais de duas décadas que vários estudiosos da Universidade de Oxford tentam criar um dicionário que, para além de definições rigorosas dos termos, englobe também a história e evolução da língua inglesa. Em 1879, James Murray, um escocês de cultura vasta e espírito inquiridor, torna-se responsável pela finalização do empreendimento. Para concretizar a tarefa, que a todos já parece impossível, Murray tem uma ideia: pedir a voluntários que compilem e lhes enviem palavras dos vários livros que leiam. É assim que William Chester Minor, um cirurgião norte-americano há anos hospitalizado numa instituição psiquiátrica para criminosos, se junta a Murray. Esta parceria durará anos e resultará numa profunda admiração e amizade entre dois homens muito diferentes mas igualmente geniais.
Com Mel Gibson e Sean Penn como protagonistas, um drama biográfico realizado pelo produtor e argumentista Farhad Safinia, que aqui se estreia em realização, segundo um guião seu, de John Boorman e de Todd Komarnicki. "O Professor e o Louco" tem por base a obra "The Surgeon of Crowthorne: A Tale of Murder, Madness and the Love of Words", onde o escritor Simon Winchester narra a história do Dr. W. C. Minor, responsável por mais de dez mil entradas da edição original do conceituado "Oxford English Dictionary". PÚBLICO
 

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 88 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores