Cinecartaz

Pub

McQueen

Título original:
McQueen
De:
Ian Bonhôte, Peter Ettedgui
Género:
Documentário, Biografia
Classificação:
M/14
Outros dados:
GB, 2018, Cores, 111 min.

Nascido em Londres, em 1969, Lee Alexander McQueen começou a trabalhar no mundo da moda ainda adolescente, dando os primeiros passos nos ateliês de Savile Row, um dos mais conceituados centros da alfaiataria britânica. Com 20 anos, integrou a equipa do criador de moda Koji Tatsuno e um ano depois estava em Milão para ser assistente de Romeo Gigli. Depois de regressar a Londres completou, em 1994, o curso de "design" de moda na Central Saint Martins College, uma das mais famosas escolas de formação da área. A colecção que criou como trabalho final de curso seria o mote para desenvolver uma amizade com com Isabella Blow, uma das figuras mais importantes do mundo da moda que, fascinada, comprou toda a colecção de McQueen. Em 1996, foi convidado para a direcção artística da Givenchy, de onde partiu para dirigir, em 2001, a Gucci. Depois disso, criou a sua própria marca no seio de um dos maiores grupos da indústria do luxo, o francês PPR (Pinault-Printemps-Redoute, hoje Kering). Durante a década seguinte, McQuenn tornou-se um dos criadores mais respeitados do mundo, tendo sido distinguido por quatro vezes com o prémio de "designer" de moda britânico do ano, bem como "designer" de moda internacional do ano pelo Conselho de Designers de Moda – a mais prestigiada distinção da indústria. As suas criações mais conhecidas vão da capa do álbum "Homogenic", de Björk, à imagem de artistas como Rihanna, Sarah Jessica Parker, Isabella Blow ou Lady Gaga.
Com realização de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui (ambos estreantes em cinema), este documentário faz, através de entrevistas e imagens de arquivo, um retrato das várias facetas de McQueen. PÚBLICO
 

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 14 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.