Cinecartaz

Pub

Duas Vidas

Título original:
Zwei Leben
De:
Georg Maas, Judith Kaufmann
Com:
Juliane Köhler, Liv Ullmann, Sven Nordin
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
ALE/NOR, 2012, Cores, 97 min.
Links:
Site Oficial

1990. A Europa vive a transformação operada pela queda do muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes durante mais de um quarto de século. Para Katrine, fruto da relação entre um soldado alemão e uma mulher norueguesa durante a época negra da Segunda Grande Guerra, este é um momento particularmente marcante. Apesar de ter nascido na Noruega, foi uma das vítimas do programa nazi designado de Lebensborn, que retirava das famílias biológicas as crianças que considerasse ser de pura raça ariana. Essas crianças eram levadas para a Alemanha, onde permaneceriam em orfanatos propositadamente criados para as acolher ou seriam adoptadas por famílias alemãs. Após o fim da guerra, já com 20 anos, Katrine conseguiu regressar ao seu país natal e reencontrar a família biológica, reconstruindo a sua vida. Agora, é feliz como esposa, mãe e avó. Porém, quando menos espera, é contactada por um advogado ligado à defesa dos direitos humanos que, conhecendo a sua história, lhe pede que dê o seu testemunho contra o Estado norueguês, que considera ter sido cúmplice dos alemães. Determinada a não remexer no passado, Katrine recusa. Contudo, por mais que se queira distanciar do que se passou, ela sabe que é chegado o momento de fazer a mais difícil escolha da sua vida: alimentar a mentira e continuar a sua vida como até aqui ou assumir a terrível verdade sobre o seu passado.
Com realização do documentarista Georg Maas e de Judith Kaufmann, uma história dramática sobre os efeitos da Segunda Grande Guerra que se inspira na obra "Eiszeiten", escrita por Hannelore Hippe. Hippe colaborou no argumento do filme, em parceria com Maas, Kaufmann, Christoph Tölle e Ståle Stein Berg. O elenco conta com os actores Juliane Köhler, Liv Ullmann e Sven Nordin. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 23 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores