Cinecartaz

Pub

Yama No Anata - Para Além das Montanhas

Título original:
Yama No Anata
De:
Aya Koretzky
Género:
Documentário
Classificação:
M/12
Outros dados:
POR, 2011, Cores, 60 min.

Ora em Tóquio ora em Coimbra. É entre as duas cidades que constrói a moldura deste documentário em forma de álbum de família. Mas as imagens que a ocupam – cartas, fotos de arquivo, filmes caseiros – compõem uma história pessoal: a de um casal que trocou a agitação da urbe japonesa pelo sossego de uma quinta portuguesa. Essa história familiar é narrada pela filha, Aya Koretzky, que cresceu na transição e se fez cineasta. É ela que assina esta viagem no tempo, no espaço e na memória. Do Japão chegam registos do passado, de infâncias, de ternuras e de aprendizagens, mas também preocupações como a poluição ou o risco nuclear. Da quinta nas margens do Mondego vem o eco da busca de um cenário idílico de tranquilidade, onde vale a sensação de calma e o contacto com a natureza, mas onde também existe saudade e a vontade de não deixar dissipar o retrato emocional do que ficou para trás.
Apresentado no DocLisboa 2011, onde recebeu o prémio para Melhor Média ou Curta-Metragem na competição portuguesa, o documentário é a primeira longa-metragem em nome próprio de Aya Koretzky (n.Tóquio, 1983), que já co-realizara "Nocturnos".
PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 15 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores