O Carteiro de Pablo Neruda
Título Original
Il Postino
Realizado por
Elenco
Sinopse
Baseado na obra Ardiente Paciencia, escrita por Antonio Skármeta, um filme que ficciona uma história de amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda (laureado com o Nobel da Literatura em 1971), durante o seu exílio numa pequena ilha italiana, e o carteiro da aldeia – um homem simples e quase analfabeto que deseja conquistar o coração da bela Beatrice.
Enquanto o carteiro (Massimo Troisi) aprende que para escrever poemas para a sua amada basta deambular pela praia, onde as metáforas lhe ocorrem naturalmente, Neruda (Philippe Noiret) descobre a grandeza dos homens na sua simplicidade.
Foi o actor Massimo Troisi quem primeiro descobriu o livro de Skármeta e se apaixonou pela história. Determinado em levar o projecto adiante, comprou os direitos de adaptação do livro ao cinema e sugeriu que fosse realizado por Michael Radford (O Mercador de Veneza, A Música do Silêncio).
Troisi queria tanto interpretar o papel que decidiu adiar uma importante cirurgia ao coração, o que acabaria por lhe custar a vida: morreu de ataque cardíaco no dia 4 de junho de 1994, 12 horas depois de terminar as rodagens.
Vencedor do Bafta de melhor filme em língua não inglesa, O Carteiro de Pablo Neruda foi nomeado para cinco Óscares da Academia nas categorias de melhor filme, realizador, argumento adaptado, actor (Troisi) e banda sonora original (Luis Bacalov), arrecadando este último. PÚBLICO
Críticas dos leitores
Em tempo de COVID19, uma lufada de paisagem e de mar
Cristina Mesquita
Interpretação INESQUECÍVEL!
Tomé Isaías
#lifeasinmovies
Ana dos Anjos Jordão
vinte e três anos depois...
Paulo B
O Carteiro de Pablo Neruda
Sueli Correia
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!