//
As Quatro Voltas
Título Original
Le Quattro Volte
Realizado por
Elenco
Sinopse
Um pastor idoso e doente aguarda o fim dos seus dias numa aldeia remota nas montanhas da Calábria, no Sul da Itália. Naquele lugar abandonado e congelado no tempo, a Natureza não conhece hierarquias. Cada ser, consciente do mundo exterior, tem uma alma que se move através de vidas sucessivas, em quatro voltas. Para o provar, a proximidade dos animais ou das árvores e as plantas dançando ao vento que, soprando, evoca a união entre todos. Segundo filme de Michelangelo Frammartino, nove anos depois de "Il Dono". PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Filme
Serafim Ramalho
Filme belo e apenas bom, não excelente. <br />Filme em que nos é lembrado que o Homem é essencialmente Natureza. Que a Natureza é Espírito e Matéria, tal como o defendera o filósofo Espinosa. O filme retrata os ciclos da vida (Matéria - Espírito - Espírito - Matéria, ...). No fundo verso e ante-verso da mesma essência. <br />Um aspecto também muito interessante é a quase ausência da palavra. O filme vive de sons mas não de palavras, o que paradoxalmente faz transparecer um mundo mais genuíno. Nesse sentido, a quase ausência total da palavra foi condição de pureza. A palavra parece profanar as coisas genuínas da vida natural, nos seus ciclos eternos.
Continuar a ler
Mix-mix
B. Blumenthal
Filme interessante mas não brilhante. Tem a qualidade de não pretender ser espiritual, mas falta-lhe a intensidade narrativa e a riqueza imagética dum Tarkowsky. E também não chega a ter a simplicidade desarmante dum Sembene.
Continuar a ler
Sem volta a dar
TC
Apesar da ameaça inicial de uma harmonia bucólica e contemplativa, com uma carga pictórica bem equilibrada (sobretudo na figura do pastor), o filme depressa resvala para o documentário, muitas vezes forçando o destino das personagens. Tem bons momentos mas não é um bom filme.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!