A Memória do Cheiro das Coisas
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
O octogenário Arménio (José Martins), ex-combatente da Guerra Colonial, vive num lar de idosos. Nesse espaço triste e solitário, tem tempo para reflectir sobre a vida. Enquanto é assaltado por memórias dolorosas da guerra em Angola, acaba por criar uma ligação profunda com Hermínia (Mina Andala), uma jovem e dedicada funcionária de origem africana.
Um drama sobre culpa, envelhecimento e solidariedade, realizado por António Ferreira ("Respirar (Debaixo d'Água)", "Esquece Tudo o Que Te Disse", "Embargo", "Pedro e Inês", "A Bela América"), a partir de um argumento escrito em colaboração com Tiago Cravidão. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Não é só A Memória do Cheiro das Coisas, é também um murmúrio grave
Leva-se deste filme de António Ferreira uma voz, a de José Martins, actor premiado pela sua interpretação de um veterano da guerra no Ultramar.
Ler maisCríticas dos leitores
As memórias que nos ficam
Vasco Morão
Vi este filme "por acaso", a bordo de um avião da TAP. Muito interessante, por vezes lento mas nunca "chato", aconselho vivamente! O filme acompanha a permanência de um idoso num lar de acolhimento, desfia a história da sua transformação até morrer, com o físico em declínio mas o espírito sempre presente.
É um filme honesto, credível, bem conduzido e bem contado, com personagens autênticos onde espelhamos o que poderá ser o nosso futuro. Consegue ser quase factual, não é um dramalhão - é apenas um drama que não assusta e onde nos ligamos aos personagens que vemos ir desfilando. A ver, sem dúvida!
A Memória do cheiro das coisas
Fátima Vilaça
Fui hoje ver este filme português, filmado em Coimbra. Um filme fantástico! Aconselho vivamente! Um veterano da guerra do Ultramar - a velhice, os lares, a des/humanidade, com humor à mistura. Com muitas referências nossas.
O tempo, que no filme é lento, contrasta com o que sentimos ao vê-lo - não desejamos do assento. Se puderem, vão ver!
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






