Críticas Ipsilon

Últimas

No Canto Rosa

No Canto Rosa. A mulher que não quer ser vítima

Jorge Mourinha

Cláudia Rita Oliveira assina um documentário importante sobre a violência doméstica, cujo dever de testemunho não anula por completo as limitações da sua forma.

Ler mais

Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã. Os homens ainda se querem brutos?

Jorge Mourinha

Percebe-se o enorme êxito em Itália de Ainda Temos o Amanhã, mas Paola Cortellesi nunca encontra o equilíbrio que procura entre a herança cinéfila e o filme de tema.

Ler mais

Cândido - O Espião que veio do Futebol

Cândido – O Espião que Veio do Futebol é um filme que não veio do cinema

Luís Miguel Oliveira

Merecia melhor filme a história de uma figura excepcional, Cândido de Oliveira.

Ler mais

Ricardo e a Pintura

Ricardo e a Pintura: o artista é um pensador

Jorge Mourinha

O documentário de Barbet Schroeder limita-se a testemunhar a erudição fascinante do pintor Ricardo Cavallo sem estar à sua altura.

Ler mais

O Sabor da Vida

O Sabor da Vida: na cozinha é que se está bem

Jorge Mourinha

Dois actores em perfeito entrosamento, uma câmara envolvente e uma cozinha: não é preciso mais para fazer de O Sabor da Vida, de Tran Anh Hung, um belo filme.

Ler mais

Entre Muros - Três Curtas Portuguesas

Naturezas vivas: três curtas da colheita 2023 chegam juntas às salas

Jorge Mourinha

2720, de Basil da Cunha, Natureza Humana, de Mónica Lima, Corpos Cintilantes, de Inês Teixeira, chegam às salas num programa conjunto, Entre Muros - Três Curtas Portuguesas.

Ler mais

Suaves e Silenciosas

Suaves e Silenciosas: dedicado ao nosso pior inimigo

Vasco Câmara

Não é bom, mas servirá para alguma coisa: recomendamo-lo a um reaccionário. Ou a um furioso da “família tradicional”.

Ler mais

A Sombra de Caravaggio

A Sombra de Caravaggio. A redenção pela pintura

Luís Miguel Oliveira

Michele Placido às voltas com Caravaggio num filme pouco memorável, mas perfeitamente aceitável.

Ler mais

A Teoria Universal

A Teoria Universal: o salteador da série B perdida

Jorge Mourinha

Curioso, mas inconsequente, esta carta de amor ao cinema popular resume-se ao fetichismo dos estilos e dos códigos de género. Mas que é um fetichismo sumptuoso, lá isso é.

Ler mais

Profissão: Perigo

Missão: Insuportável – Profissão: Perigo é um suplício

Luís Miguel Oliveira

Ex-duplo faz filme sobre duplos. Tudo parece criado na suposição de um espectador com uma idade mental de um só algarismo.

Ler mais