Yupumá
Título Original
Yupumá
Realizado por
Sinopse
Os huni Kuin, ou kaxinawá, são um povo indígena do Brasil e do Peru. “Yupumá” é uma palavra da língua que falam estes amazónicos e significa fazer algo pela primeira vez. Kawá Huni Kuni é um aprendiz de pajé (um curandeiro e chefe espiritual) que está prestes a ir pela primeira vez à Europa estudar no meio de um mundo bem diferente daquele que o rodeia. Toda a comunidade está presente na preparação dessa partida.
Verónica Castro, realizadora e antropóloga visual mexicana radicada em Lisboa que, em 2012, assinou com Helena Inverno “Jesus por Um Dia”, sobre a preparação de auto da paixão numa aldeia em Bragança, filmou este documentário que, assente nesse acontecimento, mostra o dia-a-dia e a realidade deste povo. Faz parte da sua tese de doutoramento na Universidade de Manchester, defendida em 2021. Há ainda, a ser preparado, um cancioneiro feito a meias com o protagonista do filme, que é aqui creditado como tendo colaborado na realização. PÚBLICO
Críticas dos leitores
Embarcamos numa viagem de canoa pelo Rio Jordão no Brasil com comunidade Huni Kuin
Rita Sampaio
Entrei no elevador do centro comercial e uma rapariga deu-me um postal deste filme, dizendo "vá ver esse filme, passa hoje às 21 horas". Não tinha decidido que filme iria ver, segui a sugestão, sem saber nada do que ia ver. Gostei de ver Yupumá.
Achei tudo muito simples, um filme feito com uma leveza inquietante e um grande espírito de generosidade connosco espectador desprevenido. Assisti a uma conversa com a realizadora e os protagonistas que tocaram e cantaram cânticos tradicionais, não fiz perguntas, porque estava a digerir o que escutei... Mas arrependo-me... Ainda estou a digerir como uma jibóia o que vi. Poderoso momento musical.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!