Taste - Sabor

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 97 min 2021 M/14 20/10/2022 Vietname, FRA, Taiwan, SIN, ALE, TAI

Título Original

Realizado por

Sinopse

Bassley deixou a Nigéria para realizar o sonho de ser futebolista no Vietname. Contudo, depois de uma lesão, é dispensado da equipa e fica totalmente desamparado. Com uma grande necessidade de enviar dinheiro para a família que deixou no seu país, aceita todo o tipo de trabalhos. Um dia, desiludido com o que a sua vida se tornou, Bassley aceita mudar-se para uma casa com quatro conhecidas suas, onde constroem um mundo só seu. Durante algum tempo, sentem-se quase felizes. Mas à medida que os dias vão passando, o relacionamento entre os cinco vai ganhando outros contornos, fazendo-o questionar os motivos que o levaram até ali.
Exibido na secção “Encounters” do Festival de Cinema de Berlim – onde recebeu o Prémio do Júri – um drama que marca a estreia em longa-metragem do vietnamita Lê Bảo. Os actores Olegunleko Ezekiel Gbenga, Thi Minh Nga Khuong, Thi Dung Le, Xuan Thi Cam Nguyen e Thin Tham Thin Vu compõem o elenco. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

De Saigão, com requinte

Jorge Mourinha

Taste é uma estreia tão formalmente deslumbrante como imperscrutável, um filme com muito para ferrar o dente mas que parece desenhado à medida de uma ideia de cinema de autor.

Ler mais

Críticas dos leitores

2 estrelas

José Miguel Costa

A "história" do filme "Taste - Sabor", do realizador vietnamita Lê Báo, ao que parece tem por foco um nigeriano pobre que emigrou para Saigão com o objectivo de jogar futebol num clube local, mas que se viu dispensado do mesmo após lesão numa perna. Todavia, apenas apreendemos tal facto após o dito cujo verbalizá-lo (num dos raros diálogos desta obra) lá para o final do "enredo". Nesta película de autor "exigente", que se revela um autêntico teatro do absurdo de estilo expressionista, o cenário é a personagem principal, sendo que o ex-desportista, conjuntamente com outras quatro mulheres de meia-idade vietnamitas, apenas deambulam por entre o mesmo, aparentemente sem sentido (eventualmente pretende constituir-se como uma qualquer alegoria surrealista, cuja temática me "escapou" de todo). É o triunfo da estética (sombria e melancólica) sobre a narrativa (escassa - a primeira frase surge após 20 minutos do inicio da projeção - e pretensiosamente erudita). Para além disso, os actores não actuam... possam (com uma expressividade mínima). Apesar de tudo, não se pode negar que "Taste" é extremamente apelativo a nível visual (já que somos presenteados com magníficos "quadros" em movimento... lento!), no entanto, tal característica não é minimamente suficiente para impedir-me de questionar sobre se projectos desta natureza poderão efectivamente ser considerados cinema.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!