Portugueses
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
O realizador Vicente Alves do Ó constrói este filme em torno de 13 canções emblemáticas da música portuguesa, compostas por figuras marcantes da cultura nacional como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Fernando Tordo ou Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ao longo do filme, essas canções são interpretadas por um elenco de 50 actores e actrizes e servem como fio condutor para contar meio século da história de Portugal – desde os tempos anteriores à Revolução de Abril até aos dias de hoje – numa celebração da identidade portuguesa e de todos os que tornaram possível a conquista da liberdade.
Com direcção musical de Lúcia Moniz e produção musical de Fred Ferreira, o elenco inclui Vítor Norte, Sérgio Praia, Oceana Basílio, Margarida Moreira, Ana Guiomar, Carlos Alberto Moniz, Miguel Melo, Luís Esparteiro, Sandra Faleiro, Ana Bola e Diogo Branco, além de Lúcia Moniz e o próprio realizador. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Portugueses, de Vicente Alves do Ó: telenovela karaoke
Há uma ideia em Portugueses — o 25 de Abril como musical karaoke coral — à qual Vicente Alves do Ó não consegue fazer justiça, resumindo-se a uma sequência penosa de momentos previsíveis.
Ler maisCríticas dos leitores
Portugueses
Nelson Araújo
A lata de chamar Portugueses a este engodo, como se o filme falasse pelo povo ou se estas personagens representassem algo mais do que caricaturas mal trabalhadas por um realizador que já provou, em cada filme que fez, que não tem arcaboiço para esta arte e mais valia dedicar-se à apanha do berbigão.
Grotesco
João
Como é possível este senhor continuar a ter apoio financeiro para fazer de conta que faz filmes???
Retrato intemporal
Isabel Dos Santos
Filme que une partes da historicidade num todo e leva o espetador para pedaços de Portugal.
O oposto da revolução
Gonçalo Amaro
Para quem ainda não tinha percebido, agora é claro que Vicente Alves do Ó é o realizador português em actividade que mais se assemelha ao Nacional Cançonetismo de outrora, bem como à máxima "recatado e do lar", por mais canções de intervenção que se martele para dentro de um filme.
Ridículo
Lucas
Quando se ouve falar em Alves do Ó, já se sabe que vem uma banhada telenovelesca com are de anúncio de sabonete. Do pior que se tem visto por cá.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!