//

Confidência

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 136 min 2024 13/03/2025 ITA

Título Original

Sinopse

Pietro (Elio Germano) é um professor do secundário muito dedicado, que um dia se apaixona por Teresa (Federica Rosellini), uma ex-aluna. Fascinada por ele, ela propõe que partilhem os seus segredos mais íntimos, acreditando que isso será uma forma de fortalecer o vínculo de ambos. Contudo, quando Pietro o faz, Teresa retrai-se e a relação desestabiliza-se irremediavelmente.

Um drama realizado por Daniele Luchetti (O Meu Irmão É Filho ÚnicoA Nossa VidaLaços de Família e também a série A Amiga Genial) sobre confiança, poder e lealdade, que tem por base o romance homónimo escrito, em 2019, por Domenico Starnone. Pilar Fogliati, Vittoria Puccini, Isabella Ferrari e Giordano De Plano assumem as personagens secundárias. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Confidência: Daniele Luchetti a saltar no vazio

Luís Miguel Oliveira

Um filme demasiado obcecado com o seu principal truque narrativo.

Ler mais

Críticas dos leitores

O narcisista obcecado pelas alturas

Nazaré

Viver com medo de ser desmascarado, obrar uma imagem muito polida e consensual com permanente receio dela ser desfeita, usar as pessoas que o amam fazendo-as pensar que as ama — é esta a vida do protagonista, um homem que consegue tudo o que quer enquanto é habitado por uma mentira, não só sobre o tal segredo que parece estar no centro desta fita, mas de toda uma mentira que ele monta sobre si mesmo, encenada para ter a ilusão de algo melhor de si mesmo.

Este filme é uma obra-prima na formidável habilidade de mostrar um certo tipo de gente que vive uma paz podre que rói tudo à sua volta, mas também por dentro de si mesmos. O actor no papel protagonista faz um trabalho portentoso. Claro está, não é pêra doce ver esta fita.

Tudo nos levaria a aderir a este professor bem-sucedido, que ensina pelo afecto e é adorado pelos seus alunos, mas ao mesmo tempo existe um mal-estar com as suas hesitações, distância, tibiezas na vida privada. Quem vive preso pelo medo não consegue amar, é a lição que ele ensina mas é a lição que ele não consegue aprender para si mesmo. Quantos somos assim... Parece já não estar em cartaz, mas vai estar no festival de cinema italiano em 10 de Abril, vale a pena ir ver.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!