Quando Neva na Anatólia

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 85 min 2021 M/12 07/04/2022 ROM, Turquia

Título Original

Okul Tirasi

Sinopse

Num colégio interno nas montanhas da Anatólia, um rapaz curdo de 12 anos fica doente de repente. O seu melhor amigo tenta ajudá-lo, lutando contra as regras rígidas e a burocracia impostas pela escola. Quando finalmente consegue, a escola fica cortada do resto do mundo por causa de um nevão e todos se tentam culpar uns aos outros pela inacção, tudo enquanto o rapaz continua a precisar de cuidados urgentes. Um drama do também curdo Ferit Karahan, que esteve ele próprio em colégios internos quando era novo. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Uma “fotografia” da escola, da hierarquia, das relações entre “classes”

Luís Miguel Oliveira

É inverno na Anatólia, e está tudo gelado na região onde está instalado um internato para miúdos curdos. Se a situação que descreve tem bastante de dramática, o filme Ferit Karahan pode seguir os trâmites de observação de um filme cómico.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

O filme "Quando Neva Na Anatólia", dirigido pelo realizador turco Ferit Karahan, é um drama intenso dotado de um constante ritmo de tensão e imprevisibilidade. <br />Apesar da acção cingir-se exclusivamente ao microcosmos de um colégio interno estatal para rapazes curdos (uma quase prisão) perdido nas montanhas da Anatólia, constituí-se como uma alegoria a todo um país que (des)trata com uma implacável politica repressiva os membros pertença desta minoria étnica, bem como ao sistema ultra-burocrático e à corrupção que corrói transversalmente a Socidade. <br /> <br />A narrativa incide sobre a saga de um (empático) miúdo que tudo tenta fazer, dentro das suas limitações, para dar conhecimento à desorganizada/desinteressada estrutura escolar do grave estado de saúde do seu amigo e da necessidade urgente de se lhe prestarem os devidos cuidados de saúde. Todavia, mesmo quando, finalmente, consegue fazer-se ouvir, confronta-se com a impossibilidase deste ser transportado para o hospital, devido à forte tempestade de neve que se abateu sobre a região, que levou ao corte das vias de comunicação circundantes. Um autêntico desespero (gradativo) para a criança ... e para nós espectadores!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!