I am Not Your Negro - Eu Não Sou o Teu Negro

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 93 min 2016 M/12 18/05/2017 EUA

Título Original

I am Not Your Negro

Sinopse

Em 1979, o poeta e ensaísta James Arthur Baldwin (1924-1987) iniciou "Remember This House", um trabalho biográfico sobre Medgar Evers (1925-1963), Malcolm X (1925-1965) e Martin Luther King Jr. (1929-1968), os três maiores líderes negros da década de 1960 nos EUA, todos eles assassinados. A obra analisava a história do racismo, assim como o tratamento dado às minorias em território norte-americano. Baldwin morreu de cancro do estômago antes de a finalizar. O manuscrito inacabado foi confiado ao realizador haitiano Raoul Peck que, combinando textos e imagens de arquivo em que o autor expôs os seus pensamentos, decidiu fazer um documentário sobre o tema.
Narrado pelo actor Samuel L. Jackson, "Eu Não Sou o Teu Negro" é uma reflexão sobre as lutas históricas pela igualdade de direitos e a forma como o tema se mantém actual e pertinente no contexto do século XXI. Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário. PÚBLICO
 

Críticas Ípsilon

A América entre as raças

Jorge Mourinha

Eu Não Sou o Teu Negro confronta-nos com a ideia do sonho americano — ou de qualquer sonho civilizacional — como uma fantasia predicada sobre a exclusão do outro.

Ler mais

A grande invenção dos brancos

Luís Miguel Oliveira

Eu Não Sou o teu Negro é uma peça importante para se perceber um pouco melhor o que raio se passa, o que raio ainda se passa, na América destes dias. Com escala em Hollywood, engrenagem fundamental do sistema racista norte-americano.

Ler mais

Críticas dos leitores

Imperdível!

Álvaro Fonseca

Um filme indispensável para compreender o que são os EUA hoje, porque é que Trump é apenas o corolário dum processo de embrutecimento que dura há décadas e quais os perigos que corre o mundo colonizado ou seduzido pelo 'sonho americano'. Um testemunho pungente sobre a voz lúcida e duma actualidade arrepiante (o filme baseia-se num livro inacabado escrito no início da década de 1980) dum escritor e visionário norte-americano menos conhecido: James Baldwin. <br />Poderoso, poético e emocionante.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!