Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 100 min 2016 M/12 02/11/2017 POR

Título Original

Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo

Realizado por

Sinopse

No seu primeiro filme, João Monteiro detém-se na obra cinematográfica de António de Macedo (1931-2017), identificado como o cineasta mais prolífico da sua geração e na originalidade da sua aproximação ao cinema, de cuja prática se afasta na década de 1990. Começada no início da década de sessenta na curta-metragem e, a partir de 1965, no formato longo, com “Domingo à Tarde”, uma das produções de António da Cunha Telles que afirmaram o Cinema Novo português, a obra de Macedo foi polémica de várias maneiras e a vários passos. “Nos Interstícios da Realidade” evoca-a através de excertos de filmes, documentos de época e uma série de testemunhos em que se destaca a voz do próprio realizador, sublinhando a ideia da incompreensão de que os seus filmes foram sendo alvo. Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas Ípsilon

Contra ventos e marés

Jorge Mourinha

Nos Interstícios da Realidade não traz nada de novo, mas é importante pelo olhar que lança sobre a história esquecida do cinema português.

Ler mais

A maldição de Macedo

Luís Miguel Oliveira

Sendo completo como retrato de grupo – a História e as histórias do Cinema Novo - na definição das reais características da “marginalidade” de Macedo revela-se curto.

Ler mais

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!