France

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia Dramática 133 min 2021 M/14 30/09/2021 BEL, ALE, FRA, ITA

Título Original

France

Sinopse

France, repórter de guerra e encenadora das suas reportagens no ecrã das televisões francesas, é uma celebridade no mundo do jornalismo. Experiente, dedicada e com um grande ego, ela tem milhares de fãs que a olham com admiração. Mas a obsessão pelo trabalho tem os seus custos, e France raramente gasta o seu tempo (ou emoções), com questões familiares. Mas quando um acidente de viação, do qual resulta um ferido, vem abalar a sua vida e a sua credibilidade, ela vê-se em grandes dificuldades em encontrar um rumo. 
Nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um filme escrito e realizado por Bruno Dumont ("Hadewijch", “Fora, Satanás”, “Camille Claudel, 1915”, “O Pequeno Quinquin”, “Ma Loute”). O elenco conta com as actuações de Léa Seydoux, Blanche Gardin, Benjamin Biolay, Emanuele Arioli, Juliane Köhler, Gaëtan Amiel, Jewad Zemmar e Marc Bettinelli. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Nossa Senhora dos mass media

Luís Miguel Oliveira

Um filme com um poder intrigante e interpelador: fala de nós, Europa 2021.

Ler mais

Críticas dos leitores

Por aqui se vê, que não de seve ver TV

Raul Gomes

A manipulação da informação, nos dias de hoje é transversal a toda a media. <br />A encenação é constante, criando uma bolha que envolve tudo e todos, criando/alterando/manipulando factos, que deixamos de conseguir distinguir a realidade. <br />Quando esta, dura e crua, se nos aparece ao virar de uma esquina, sem que a possamos guardar e apresenta-la como é na realidade. <br />Informação virtual, realidade aumentada ou diminuída conforme os nossos interesses, em de detrimento dos espectadorres/leitores/ouvintes. <br />A bolha que criam os "fazedores" das noticias, só se pode comparar com os dos políticos (ver cena inicial). <br />E, é essa discrepância que nos afecta a todos. <br />Um filme para ver/usar na tradução daquilo que chega até nós nos vários meios de media. <br />Ver, pensar e agir em conformidade com a nossa percepção/ e leitura. <br />Um filme inquietante e ao mesmo tempo belo, pela performance de Lêa Seydoux.
Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

France (encarnada magistralmente por Lea Seydoux) é uma jorrnalista de top (de audiéncias) no universo televisivo gaulês, amada qual celebridade Hollywoodesca devido às suas reportagens (sensacionalistas), nas quais surge invarivelmente como interveniente activa (e personagem principal), nos mais dispares contextos de conflito nacional e internacional. <br />Uma diva "cheia de si", ambiciosa e desinteressada de tudo e todos (inclusivé, daqueles que lhe são próximos), até ao dia em que, fruto de um pequeno acidente automobilístico, cede a uma crise existencial. Será que este evento irá alterar o seu modus operandi? <br /> <br />Eis a matéria-prima de "France", filme escrito e dirigido pelo cineasta Bruno Dumont, cujo registo oscila entre o melodrama (que não se "leva a sério") e a mordaz sátira (sórdida e hiperbólica) aos mass media contemporâneos e à politica espectáculo (geradora de populismos). <br />Recorrendo a uma narrativa impregnada de situações estilizadas e de personagens caricaturais, coloca a nu, de modo hilariante, os bastidores da "construção"/difusão da pós-verdade reducionista e alienante (através da qual o real é encenado e reconstruido com o objectivo de manipular as massas - cada vez mais acriticas). <br />Só é pena que algumas cenas se alonguem (e se repitam em termos de mensagem veiculada) em demasia, sufocando, e até retirando algum impacto, ao seu conteúdo.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!