O Carteiro de Pablo Neruda

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Romance, Drama 116 min 1994 M/12 04/04/2019 ITA, BEL, FRA

Título Original

Il Postino

Sinopse

Baseado na obra Ardiente Paciencia, escrita por Antonio Skármeta, um filme que ficciona uma história de amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda (laureado com o Nobel da Literatura em 1971), durante o seu exílio numa pequena ilha italiana, e o carteiro da aldeia – um homem simples e quase analfabeto que deseja conquistar o coração da bela Beatrice.

Enquanto o carteiro (Massimo Troisi) aprende que para escrever poemas para a sua amada basta deambular pela praia, onde as metáforas lhe ocorrem naturalmente, Neruda (Philippe Noiret) descobre a grandeza dos homens na sua simplicidade.

Foi o actor Massimo Troisi quem primeiro descobriu o livro de Skármeta e se apaixonou pela história. Determinado em levar o projecto adiante, comprou os direitos de adaptação do livro ao cinema e sugeriu que fosse realizado por Michael Radford (O Mercador de Veneza, A Música do Silêncio).

Troisi queria tanto interpretar o papel que decidiu adiar uma importante cirurgia ao coração, o que acabaria por lhe custar a vida: morreu de ataque cardíaco no dia 4 de junho de 1994, 12 horas depois de terminar as rodagens.


Vencedor do Bafta de melhor filme em língua não inglesa, O Carteiro de Pablo Neruda foi nomeado para cinco Óscares da Academia nas categorias de melhor filme, realizador, argumento adaptado, actor (Troisi) e banda sonora original (Luis Bacalov), arrecadando este último. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Em tempo de COVID19, uma lufada de paisagem e de mar

Cristina Mesquita

Ao longo do filme senti-me transportada de uma forma mágica para aquele ambiente de redes de pesca, de taberna e de poesia. Um filme belíssimo que canta o Amor, a Vida, a Natureza e a Simplicidade! Que saudades de dar e receber abraços como os do Mário e do Pablo!
Continuar a ler

Interpretação INESQUECÍVEL!

Tomé Isaías

Um filme que é uma autêntica poesia à vida, com o maior ingrediente: Amor. <br />Aliado à soberba interpretação de Troisi que adia uma cirurgia para fazer o filme, acabando por morrer 12 horas depois dê as filmagens terem terminado.
Continuar a ler

#lifeasinmovies

Ana dos Anjos Jordão

Vi o filme sete vezes no cinema, à noite no cinema Mundial. Tenho o filme, tenho o CD com a banda sonora. Li tudo o que havia para ler sobre esta história e sobre os seus actores. Choro todas as vezes que vejo o filme e nos mesmos momentos. Sei palavra por palavra alguns dos diálogos... <br />Sempre que sinto saudades, ou até só saudades do que senti quando vi o filme pela primeira vez oiço o 'Madreselva' do Carlos Gardel. <br />Uma ode ao agridoce da vida.
Continuar a ler

vinte e três anos depois...

Paulo B

Já lá vão 23 anos, quase. Na altura comoveu-me bastante, foi daqueles filmes capazes de transformar uma pessoa ou de pelo menos durante algum tempo não o tirar dos pensamentos, de tão belo e comovente que foi. <br />Poucos meses depois do filme ser lançado, foi editado um CD de poemas do Pablo Neruda (coisa rara, CDs com poesia!!) declamado por pessoas como, imaginem…. STING, MERYL STREEP, GLENN CLOSE, and so and so on… acompanhados pela banda sonora do filme, igualmente belíssima. <br />O filme não estaria destinado a ter muito sucesso: coprodução europeia, atores europeus, realizador inglês desconhecido (e que nunca mais se ouviu falar nele: Michael Radford), no entanto distribuído pela Hollywoodesca MIRAMAX - agora caída em situações mais amargas, devido aos escândalos sexuais de um dos fundadores, Harvey Weinstein - tornando-se bastante popular e “comercial” na época. Depois de o ver fiquei com vontade de conhecer a realidade chilena e os motivos do exílio do poeta e ainda li, maravilhado, o livro “confesso que vivi”, a autobiografia de Pablo Neruda. <br />O filme provocou-me tudo isto. <br /> <br /> <br />
Continuar a ler

O Carteiro de Pablo Neruda

Sueli Correia

É o filme da minha vida! De uma poesia leve ... impar! Me levou à uma bela viagem pelo mundo do amor, sentimento capaz de guiar perfeitamente todos os demais!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!