Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Intervenção Divina

Título original:
Yadon ilaheyya
De:
Elia Suleiman
Com:
Amer Daher, Elia Suleiman, Emma Boltanski, Jamel Daher
Género:
Drama, Guerra
Outros dados:
FRA/Marrocos/Palestina/ALE, 2002, Cores, 92 min.
Links:
Site Oficial

“Intervenção Divina”, realizado pelo cineasta palestiniano Elia Suleiman, é um olhar cáustico, irónico e melancólico sobre a situação actual do povo palestiniano. É a libertação de um país e de um povo através do corpo de uma mulher e um balão vermelho com o rosto de Arafat estampado que ilude o controlo israelita.
Nazaré, sob a aparência da normalidade, é tomada pela loucura. Sob pressão, um homem tenta resolver as coisas com as próprias mãos. Mas só consegue destruir-se a ele próprio. Este homem é o pai de E.S. (Elia Suleiman). Durante este tempo, uma história de amor desenvolve-se entre um palestiniano que vive em Jerusalém e uma palestiniana (Manal Khader) de Ramallah. O homem, E.S., balança entre o seu pai doente e este amor, esforçando-se por manter ambos vivos.
Devido à situação política, a liberdade de movimento da mulher acaba no posto de controlo militar israelita situado entre as duas cidades. Os amantes não podem passar. Só podem encontrar intimidade num parque de estacionamento deserto, ao lado do "checkpoint".
Perante a incapacidade de fugir à realidade da ocupação, o desejo cúmplice dos dois amantes vai ter repercussões violentas...
“Intervenção Divina” conquistou o Prémio do Júri e o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 2002.

PUBLICO.PT

PUB

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores