Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

A Inglesa e o Duque

Título original:
L'Anglaise et le Duc
De:
Eric Rohmer
Com:
Alain Libolt, Charlotte Véry, Jean-Claude Dreyfus, Lucy Russell, Rosette
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
FRA, 2001, Cores, 129 min.
Links:
Site Oficial

São as memórias de Grace Elliot, uma bela aristocrata inglesa que vive em França durante a Revolução Francesa e da sua relação, ora tempestuosa, ora afectuosa, com Philippe, Duque de Orléans. Philippe, apesar de ser primo do Rei Luís XVI, é um apoiante das ideias revolucionárias. A inglesa consegue persuadir o Duque a salvar um fora-da-lei, mas não consegue evitar que este vote a favor da execução do Rei.
A ideia do filme partiu de um artigo que Eric Rohmer leu, há cerca de dez anos, numa revista de História, sobre as memórias de Grace Elliot. O artigo dizia que ainda se podia encontrar a sua casa num certo número da rua de Miromesnil, em Paris. "Sempre me interessei pelos lugares: o facto desta casa ainda existir impressionou-me particularmente. E isso deu-me a ideia de fazer um filme que decorresse nesse local específico de Paris, que representasse a relação entre esse apartamento sossegado, que servia como uma espécie de esconderijo de Grace, e o resto da cidade em plena tormenta revolucionária.", conta o cineasta. O curioso é que afinal o artigo estava errado e que, afinal, o edifício da rua de Miromesnil é posterior à Revolução.
"A Inglesa e o Duque" é a última longa-metragem de um dos maiores cineastas vivos e foi apresentado na edição de 2001 do Festival de Veneza, onde Rohmer recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira.

PUBLICO.PT

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 88 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores