Amantes

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 102 min 2020 M/14 07/04/2022 FRA

Título Original

Sinopse

Neste “neo-noir” da também actriz Nicole Garcia, co-escrito por ela e Jacques Fieschi, uma mulher vai às ilhas Maurícias com o marido, encontra lá o ex-namorado que tinha desaparecido três anos antes e volta a envolver-se com ele. Dividido em três partes e com Stacy Martin (“Ninfomaníaca”) à frente de um elenco composto também por Pierre Niney ("Yves Saint-Laurent") e Benoît Magimel ("A Pianista"), “Amantes” esteve em competição na edição reduzida de 2020 do Festival de Veneza. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

A corrida para um beco noir sem saída

Luís Miguel Oliveira

A lógica inescapável de uma corrida para um beco sem saída.

Ler mais

Críticas dos leitores

Amantes

Fernando Oliveira

Paris, Lisa (Stacy Martin) e Simon (Pierre Niney) são namorados, amam-se naquela altura da vida em que ainda não nos preocupamos com as consequências das escolhas que fazemos. Ela estuda numa escola de hotelaria, ele trafica droga. Uma noite os dois jantam em casa de um cliente de Simon, um amigo rico; este morre com uma overdose. Lisa e Simon combinam fugir juntos; mas Simon abandona-a. Lisa entra em deriva, casa com homem mais velho com um cargo importante numa seguradora; três anos depois do acidente, numa viagem à ilha Maurício, reencontra Simon a trabalhar no hotel onde está hospedada. As mágoas estão dolorosamente presentes, mas o amor entre os dois tudo subjuga. Ele segue-a, quando ela e o marido regressam a casa na Suíça. “Amantes” é pois um melodrama, mas há um sufoco crescente na forma como Nicole Garcia encena as relações entre os três personagens, o destino a enleá-los numa teia endurecida pelo peso que carregam do passado. Pressentimos logo que todos têm o destino já marcado, e não será um final feliz. Quando o assassínio se torna numa hipótese de “fuga” a esse sufoco, o filme deixa-se entranhar pela ambiências do noir. Lisa, Simon e Léo (Benoît Magimel, o marido) são personagens tanto ambíguas e cruéis como tristes e comoventes; tão perigosas na sua imprevisibilidade como frágeis porque reféns de emoções descontroladas; estão “perdidos” nesta contradição, são definidos também por coisas muito feias; há um confronto violento entre o amor de Lisa por Simon e o conforto que o dinheiro de Léo lhe proporciona, também há por aqui a “luta de classes”, confronto que só se resolve na fatalidade. O melodrama desfaz-se no noir. É bonita a forma como a realização de Nicole Garcia se equilibra neste “estremecimento” causado pela mistura dos dois géneros, o melodrama e o noir. E como me toca a tristeza que Lisa carrega durante todo o filme, a vertigem daquele impulso em que decide o seu “final”. No noir a redenção nasce do “castigo”, não traz consigo a felicidade. (em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.com")

Continuar a ler

3 estrelas

José Miguel Costa

"Amantes", escrito e dirigido pela francesa Nicole Garcia, é um romance em modo triller, dotado de uma certa ambiência de film noir, que coloca três independentes/imorais "lobos solitários" numa situação de clássico triângulo amoroso (que, definitivamente, não irá resultar num "ménage à trois"). <br /> <br />O filme, que esteve em competição no Festival de Veneza, insere-nos no seio da dinâmica relacional de Lisa (Stacy Niney) e Simon (Pierre Niney), respectivamente empregada de mesa e pequeno dealer "chique", que vivem uma história de amor intensa, abruptamente interrompida devido à ocorrência de um evento que obrigará este último a abandonar o país. <br />Passados três anos o destino volta a reuni-los num contexto inesperado, tendo Lisa, entretanto, contraido matrimónio com um duvidoso empresário bem sucedido (Christophe Montenez). E, surpresa das surpresas, a "pica" desponta entre o antigo casal de pombinhos. <br />Pese o carisma dos protagonistas, a "coisa" nunca deixa de ser algo tépida, ao nivel do erotismo e suspense, pelo que em momento algum sentimos qualquer espécie de tensão. Tudo demasiado "flat"! Consequência? Esquecemo-lo logo que saimos da sala de cinema.
Continuar a ler

Filme francês

Sónia Matias

Julgo ser mais um filme francês de qualidade e ainda bem que estão a haver outras vezes novas oportunidades cinematográficas..

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!