Hotel Império

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 82 min 2019 09/05/2019 Macau, POR, China

Título Original

Hotel Império

Sinopse

<div>Maria, de origem portuguesa, viveu toda a vida no Hotel Império, um lugar outrora famoso, situado numa zona nobre de Macau. Apesar das dificuldades em manter o espaço, tenta não ceder às constantes pressões dos especuladores imobiliários para vender o edifício. Mas, quando o filho da co-proprietária do hotel regressa a Macau depois de duas décadas de ausência, a situação de Maria complica-se ainda mais.</div> <div>Estreado no Festival de Cinema de Pingyao (China), um drama realizado pelo português Ivo M. Ferreira ("Cartas da Guerra"), segundo um argumento seu e de Edgar Medina. O elenco inclui Margarida Vila-Nova, Rhydian Vaughan, Kwok-Leung Gan, Cândido Ferreira e Tiago Aldeia, entre outros. PÚBLICO</div> <div> </div>

Críticas Ípsilon

A última vez que ela viu Macau

Jorge Mourinha

Uma actriz excelente e um olhar fascinado por Macau são sedutores, mas não redimem o novo filme de Ivo Ferreira de ser um falhanço honroso.

Ler mais

Críticas dos leitores

Estrelinha

Luisa Serôdio

Duas, Mourinha? Que grande boa vontade!
Continuar a ler

Tenebroso

Bernardo Castro

<p>Ivo Ferreira, um cineasta menor da nossa constelação, surpreendeu-me com o anterior "Cartas da Guerra" ao estrear no Festival de Berlim. Não foi o filme que surpreendeu, sendo na verdade muito maçador e indigno de se dizer adaptado de uma obra de Lobo Antunes. O que surpreendeu foi a sorte da selecção de um filme tão desinspirado para um certame tão importante. É sabida a influencia do produtor "O Som e a Fúria" nesta questão dos festivais e Berlim não é território virgem para a casa. <br />Igual sorte não teve este insípido "Hotel Império", filme muito difícil de condescender, desprovido de ideias, de voz, de autor. É deprimente ver Margarida Vila Nova "ter de" cumprir o que o guião manda. Nada no filme se mantém, nada fica, nada impressiona a não ser o facto de ter sido feito. </p><p>Esta versão legitimada de Ivo Ferreira que faz filmes é uma perda de tempo mas, tendo eu pago bilhete, agora também de dinheiro.</p>
Continuar a ler

hotel imperio

Maria Susete Marques

Filme confuso, bastante feio, mostrando uma actriz sem emoção mesmo nos momentos cruciais. Por exemplo, em que altura soube que aquele era seu irmão e companheiro de infância? <br /> <br />Um filme algo confuso, que mostra sobretudo a degradação daquela vida feia. Não gostei por aí além. Dar-lhe-ia 2 estrelas com muito favor.
Continuar a ler

2 estrelas

José Miguel Costa

Após ter-nos presenteado com o excepcional “Cartas de Guerra” (2016), Ivo M. Ferreira retorna com “Hotel Império” (rodado na integra em Macau), um filme que, tendo por base a odisseia de uma descapitalizada família portuguesa vítima de intensa coação para a venda do decadente hotel colonial de que é proprietária, oferece um olhar critico sobre a especulação imobiliária selvagem e o processo de gentrificação que aniquila os vestígios do passado. <br /><br /> No entanto, esta nova obra (com “o seu quê” de triller neo-noir impregnado de um sedutor exotismo asiático) não chega sequer aos calcanhares da sua precedente (excepto, no que concerne à fotografia, que continua a ser primorosa – desta feita numa “estética néon” em detrimento do preto e branco), consequência da falta de profundidade dramática (tudo soa a básico e até os simbolismos - que tenta introduzir - são demasiado explícitos/forçados) e de um ritmo algo desajustado (retirando a Margarida Vila-Nova, todo o restante elenco parece “andar por ali às aranhas”).
Continuar a ler

Hotel Império

LCardoso

Após leitura de uma ou outra opinião menos favorável, e até de alguma hesitação, acabei por conceder o benefício da dúvida a Ivo M. Ferreira e lá me fui instalando no seu 'Hotel Império'. Gostei do filme, ficará na minha memória pela sua individualidade visual, por um certo Macau longínquo, onde as luzes e sombras se confundem no seu submundo com o drama familiar dos últimos resistentes daquele hotel. <br />Boas interpretações, nomeadamente o trabalho de Margarida Vila-Nova. <br />Vão ver, é cinema português. <br />Abraços!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!