Voando Sobre um Ninho de Cucos

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 133 min 1975 04/04/2002 EUA

Título Original

One Flew Over the Cuckoo's Nest

Sinopse

Randle Patrick McMurphy, um criminoso reincidente que finge ter perdido a razão, é transferido para um hospital psiquiátrico. Ali, onde é integrado num grupo de pessoas com todo o tipo de desequilíbrios, ele vai desestabilizar a rotina dos doentes e criar toda a espécie de conflitos, especialmente com Ratched, a enfermeira sociopata que administra a instituição.

Realizada em 1975, esta obra-prima de Milos Forman — também responsável por Amadeus, a biografia de Mozart, e de Larry Flynt​, o controverso criador da revista pornográfica Hustler — teve um enorme êxito comercial e vale também pela denúncia dos limites da psiquiatria convencional no tratamento das doenças mentais.

Adaptando um romance homónimo de Ken Kesey, o filme foi também recebido com entusiasmo pela crítica e pela Academia de Hollywood, conquistando as cinco categorias mais importantes dos Óscares: melhor filme, realizador, actor (Jack Nicholson), actriz (Louise Fletcher) e melhor argumento (Lawrence Hauben e Bo Goldman). Só Uma Noite Aconteceu (1934), de Frank Capra, e, mais tarde, O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme,​ conseguiram a mesma proeza.

Em 2020, a Netflix estreou a série Ratched, da autoria de Evan Romansky e Ryan Murphy, sobre uma ainda jovem Mildred Ratched (interpretada por Sarah Paulson), considerada a quinta maior vilã da história do cinema pelo American Film Institute. PÚBLICO

Críticas dos leitores

voando sobre um ninho de cucos

Fernanda Costa

Vi este filme há cerca de cinquenta anos, só me lembro que o Jack Nicholson e um outro actor que desempenhava o papel de índio eram muito bons. O acto quase de piedade que envolveu a morte de Nicholson era extraordinário. Tenho pena de não poder voltar a vê-lo.
Continuar a ler

muito bom

Manuel Sousa

Um clássico. Interpretação fabulosa de Jack Nicholson.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!