Fragmentado

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Thriller, Terror 117 min 2016 M/16 02/02/2017 EUA

Título Original

Split

Sinopse

<div>Kevin sofre de transtorno dissociativo de identidade. Dentro de si existem 23 identidades distintas. Há muito que é acompanhado pela Dr.ª Fletcher, uma psiquiatra especializada em distúrbios de personalidade que se interessa particularmente pelo seu caso e acredita que essas alteridades podem provocar alterações no próprio corpo. Certo dia, Kevin rapta Claire, Marcia e Casey, que aprisiona numa cave. Naquele cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes e assustadoras facetas do raptor que podem variar entre a inocência de um rapazinho de nove anos, uma mulher altiva e autoritária ou um homem com tendências obsessivo-compulsivas. Depois de várias tentativas de fuga frustradas, as raparigas percebem que só entendendo intimamente cada uma das suas personalidades poderão encontrar uma forma de sair dali com vida. Mas Kevin parece esconder uma 24.ª que espera o momento certo para se revelar…</div><div>Com argumento e realização de M. Night Shyamalan ("O Sexto Sentido", "O Protegido", "Sinais", "A Vila"), um "thriller" psicológico interpretado por James McAvoy, Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Haley Lu Richardson e Jessica Sula, entre outros. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

23 alter-egos à procura de M. Night Shyamalan

Vasco Câmara

Fragmentado é um filme ocupado menos pela poética de desordem de uma personagem do que pelo pragmatismo publicitário de um realizador, que quer anunciar que está vivo e no controle.

Ler mais

O mundo quebrado de Shyamalan

Luís Miguel Oliveira

Em Fragmentado M Night Shyamalan tem algumas ideias sobre como voltar a cair em boas graças, e são as mesmas que Hollywood põe em prática há décadas: a auto-reciclagem.

Ler mais

Críticas dos leitores

1 estrela

Miguel

Aparvalharam o filme... Pouco real.
Continuar a ler

Shyamalan back on track!

Rui Plácido

Adereça o diferente da condição mental (whatelse by M. Night S.), mas num bom ritmo. Inquietante e verosimilhante q.b., 5* nesta escala.
Continuar a ler

1 estrela

Isabel

O filme desiludiu-me e muito, esperava muito mais tendo em conta aquilo que vi do trailer...<br />Esta muito confuso o filme...<br />Sinceramente, uma perda de tempo.
Continuar a ler

1 estrela

JOSÉ MIGUEL COSTA

Ao assistir ao video promocional de "Fragmentado" fiquei manifestamente siderado. Um tipo (protagonizado por James McAvoy) que padece de transtorno dissociativo da personalidade (com 23 identidades diferenciadas na sua cabeça a lutar entre si para assumir o controlo do seu consciente) que rapta 3 adolescentes, mantendo-as cativas numa qualquer cave? Epá a coisa prometia! E, como tal, lá fui todo feliz e contente para o cinema na expectativa de assistir a um sofucante triller psicológico. Todavia, aquilo que poderia revelar-se um interessante estudo de personagem acaba por transformar-se abruptamente, pela emergência de uma 24ª personalidade ultra-vilã com caracteristicas sobrenaturais, num hibrido e patético filme de (pseudo) terror. <br /> <br />Metaforicamente, senti-me como se estivesse a saborear um cozido à portuguesa (que até nem estava nada de especial, devido a um McAvoy com insuficiente carga dramática e a soar a falso - tendo, inclusive, não raras vezes, aquando da transição entre personalidades, roçado humoristicamente o ridiculo) e me trouxessem como segundo prato (que não estava anunciado na ementa) um chao min com galinha requentado. É que não havia  necessidade!! Mesmo sabendo de antemão que o M. Night Shyamalan tem a mania de querer surpreender-nos a toda a força com finais inesperados ...
Continuar a ler

3*- Dupla Personalidade...

Luis

...foi sempre um tema que me fascinou e que, no meu entender, este filme aborda de forma muito interessante, com interpretações condizentes. O "transtorno dissociativo de identidade", mais conhecido por "dupla personalidade", reflecte a incapacidade do indivíduo em integrar vários aspectos da sua identidade, memória e consciência (a que é dado destaque). É pois uma condição mental em que um indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio (ao sofrer essa "dissociação" um indivíduo pode aparentar ter múltiplas personalidades para lidar com diferentes situações - escrever em simultâneo com as duas mãos assuntos diferentes; questionar-se a si próprio - uma identidade a questionar a outra - obre quem está no controlo - a entidade dominante, a tal "besta" que é referida... <br />Concluindo: um filme que reúne os condimentos básicos e essenciais para a abordagem deste tema, muito bem elaborado - a não perder portanto.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!