Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Uma Mente Brilhante

Título original:
A Beautiful Mind
De:
Ron Howard
Com:
Ed Harris, Jennifer Connelly, Ron Howard, Russell Crowe
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA, 2001, Cores, 134 min.
Links:
Site Oficial

"Uma Mente Brilhante", realizado por Ron Howard, é a adaptação da biografia do matemático John Forbes Nash, Jr. da escritora Sylvia Naser. O filme retrata a genialidade e a luta contra a esquizofrenia de Nash, interpretado por Russell Crowe.
Logo no início da sua carreira, Nash fez uma fantástica descoberta, sendo aclamado internacionalmente. Mas a sua prodigiosa carreira foi ameaçada pela esquizofrenia, doença contra a qual lutou durante anos, tendo mesmo passado por várias instituições psiquiátricas. Apesar de tudo, Nash nunca deixou de acreditar e suportou provas que muitos não seriam capazes de aguentar. Em 1994, chega finalmente a consagração, com o Prémio Nobel de Economia, por um trabalho de Economia e Teoria dos Jogos escrito em 1949. Para além de Russell Crowe, o filme conta ainda com as interpretações de Ed Harris e Jennifer Connelly. Acreditando que os Globos de Ouro são um prenúncio dos Óscares, pode dizer-se que "Uma Mente Brilhante" parte com vantagem. O filme ganhou quatro Globos (Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz Secundária e Melhor Argumento) e está nomeado para oito estatuetas da Academia de Hollywood (Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Actriz Secundária, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Som, Melhor Banda-Sonora e Melhor Caracterização). Russell Crowe venceu no ano passado o Óscar de Melhor Actor pelo seu desempenho em "Gladiador" e esteve nomeado no ano anterior pela sua prestação em "O Informador".

PUBLICO.PT

PUB

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.