O Primeiro Verão

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Romance 105 min 2014 M/12 09/07/2015 POR

Título Original

O Primeiro Verão

Sinopse

<div>Isabel e Miguel são jovens e têm a vida pela frente. Um dia conhecem-se numa aula de condução e tornam-se amigos. O que a princípio não passava de uma amizade como qualquer outra, depressa se transforma num amor profundo. Inseparáveis durante todo aquele Verão, eles vivem cada momento como se fosse o único. Cada dia se sentem mais próximos e parece que nada os poderá separar. Porém, com a chegada do Outono, tudo se altera…</div><div>Com realização e argumento de Adriano Mendes (que também protagoniza, ao lado de Anabela Caetano) e produção de Rui Mendes, um filme dramático sobre as dores do crescimento e a iniciação à idade adulta. Na edição de 2014 do IndieLisboa “O Primeiro Verão” recebeu o Prémio TAP - Melhor Longa-metragem Portuguesa de Ficção e o Prémio Restart - Melhor Filme da Secção Novíssimos. PÚBLICO</div><div><br /></div>

Críticas Ípsilon

Um amor de juventude

Luís Miguel Oliveira

Primeira longa-metragem de Adriano Mendes: vale a pena espreitar.

Ler mais

Críticas dos leitores

O primeiro Verão

Fernando Oliveira

A história deste filme já foi mil vezes contada: a história do primeiro amor. Miguel e Isabel conhecem-se nas aulas de condução, terão mais ou menos vinte anos. Começa num Verão, nas ruas da Sertã, a aproximação é vagarosa, hesitante, vemos os primeiros olhares apaixonados, os primeiros toques, a história roda à volta desse embaraço. Ela resiste ao avanço dele, quer apenas ser sua amiga, ele desiludido recua, ela volta a procurá-lo, começam a namorar, a história entra no Outono, ele vai ver a mãe e ela oferece-se para tomar do cão que o acompanha há onze anos, acontece um drama, será a reconciliação possível? <br />Este primeiro filme de Adriano Mendes, que também é o protagonista; ela é Anabela Caetano; é um filme muito bonito porque esta simplicidade da história encharca todo o filme. Há uma espontaneidade tão intensa na forma como o realizador filma o deambular dos dois personagens; como introduz as pequenas coisas que definem o dia-a-dia e se submerge naquele quotidiano; como os persegue pelas ruas e pelos campos e depois sublima essa naturalidade naquilo que é definido pelas expressões, e pelos gestos e movimentos de Miguel e Isabel (especialmente dela); como desenha as angústias e os medos de quem ama naquela correria final nas ruas iluminadas a amarelo das noites da Sertã. Um filme que encanta porque nesta simplicidade vemos a vida a acontecer; acreditamos naquela história e naqueles personagens, porque o realizador parece não querer interferir na “verdade” deles. <br />É visivelmente uma produção familiar, de amigos, que ultrapassa alguma debilidade formal com um notável gosto em fazer Cinema. <br />Sublinho: muito bonito. <br />(em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.pt")
Continuar a ler

A verdade do amor

Mariana Gonçalves

Adorei! <br />Vi este filme na televisão. Tenho pena de não ter visto no cinema. Tem imagens maravilhosas, que teriam ganho seguramente com um ecrã maior. <br />A banda sonora está muito bem conseguida. <br />A verdade da história, das relações humanas, de um amor que está a começar e as dificuldades que enfrenta.. <br />Este filme recorda-nos que o amor verdadeiro existe. <br />Recomendo!!!
Continuar a ler

Este filme é muito mau

Sara e Maria

Queridos espectadores, hoje decidi ir ver "O Primeiro Verão" e a até ia com expectativas altas, visto que era um realizador português, jovem. Mas é com muita desilusão que digo que foram os 5,70 pior gastos na minha vida. <br /><br />Para começar os "actores" usados não possuíam qualquer experiência na arte do teatro, o som era muito mau, parecia uma tenovela da TVI, e o filme não tinha qualquer tipo de ritmo ou acção. Acho que o único aspecto positivo deste filme foi a banda sonora, que foi realizada pelo realizador/"actor" deste filme medíocre.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!