Cinecartaz

Pub

Dez obras essenciais de Roberto Rossellini

De:
Roberto Rossellini
Classificação:
M/12
Outros dados:
ITA, Cores

Roberto Rossellini nasceu em Roma, a 8 de Maio de 1906, no seio de uma família abastada. Depois de se iniciar como assistente de realização, fez-se notar, já no período do pós-guerra, com três obras essenciais: Roma, Cidade Aberta (1945, Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e nomeado para o Óscar de Melhor Argumento), Paisà – Libertação (1946) e Alemanha, Ano Zero (1947).
Nelas, Rossellini conta histórias inquietantes sobre a crua realidade daquela época, tornando-se um dos percursores do neo-realismo do cinema italiano. Já em 1950, casou com a actriz sueca Ingrid Bergman, que dirigiu em inúmeros filmes, entre os quais Stromboli (1950), Europa 51 (1952), Viagem em Itália (1954) ou o O Medo (1954). Os seus últimos trabalhos datam da década de 1960 e início da década de 1970, quando fez filmes educativos para televisão. Faleceu em 1977, aos 71 anos.
A distribuidora Leopardo Filmes e a exibidora Medeia Filmes dedicam-lhe uma programação especial. Para além dos filmes já referidos, serão ainda exibidas as obras O Amor (1948), complementada por A Força e a Razão (uma entrevista conduzida por Rossellini ao presidente chileno Salvador Allende, que Emidio Greco realizou em 1973); A Máquina de Matar Pessoas Más" (1952); e o documentário Índia (1959).
Os  filmes são todos exibidos em versões digitais restauradas, resultado de um trabalho levado a cabo pela Cinecittà Luce em associação com a Cinemateca Nacional Italiana e a Cinemateca de Bolonha.
As sessões decorrem no Espaço Nimas (Lisboa), de 26 de Março a 29 de Abril, e no Teatro Municipal do Campo Alegre (Porto), a partir de 9 de Abril. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 17 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.