Cinecartaz

Pub

Paixões Unidas

Título original:
United Passions
De:
Frédéric Auburtin
Com:
Tim Roth, Sam Neill, Gérard Depardieu
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
FRA, 2014, Cores, 110 min.

A cada quatro anos, há um movimento que se repete à escala planetária: milhões de adeptos sintonizam-se no Campeonato do Mundo de futebol. Há quem pare tudo para ver um jogo, quem coleccione cromos e quem se transforme em "treinador de bancada". Seja qual for a forma de o acompanhar, todos têm em comum a paixão pelo desporto-rei. Mas poucos conhecerão os passos que conduziram aos actuais contornos da competição. Este filme lança uma luz sobre a evolução histórica da prova, mas também do organismo centenário que a rege: a FIFA (Fédération Internationale de Football Association). Esse caminho não teria sido o mesmo sem a visão de três homens: o suíço Joseph Blatter, actual presidente da federação (interpretado por Tim Rothe); o brasileiro João Havelange, seu antecessor (Sam Neill); e o francês Jules Rimet (Gérard Depardieu), cujo mandato ficou marcado pela realização do primeiro Mundial, em 1930, no Uruguai, em que a equipa da casa se sagrou vencedora. As lutas destes homens, travadas em nome do sonho de unificar a prática do futebol a nível internacional, qualificaram-nos para protagonistas de toda uma história de bastidores que, por entre tácticas, fintas, escândalos e emoções, definiu e inspirou as regras do jogo.
Dirigido pelo francês Frédéric Auburtin ("Paris, Je T'Aime", "The Bridge"), o filme foi apresentado no 67.º Festival de Cannes. A sua produção foi patrocinada pela própria FIFA, por decisão de Blatter. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 15 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores