Cinecartaz

Pub

A Mãe e o Mar

Título original:
A Mãe e o Mar
De:
Gonçalo Tocha
Género:
Documentário
Outros dados:
POR, 2014, Cores, 97 min.

Realizado por Gonçalo Tocha ("Balaou", "É Na Terra Não É na Lua") e filmado na praia de Vila Chã, em Vila do Conde, "A Mãe e o Mar" é um documentário sobre as mulheres-arrais, ou "pescadeiras", tidas como caso único em todo o mundo. Aqui, elas são representadas por Glória, a única mulher que, depois de tantos anos e tantas adversidades, ainda se atreve a enfrentar o mar. Através de entrevistas e várias conversas onde se recorda o passado, Tocha revela como estas mulheres corajosas desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas a uma profissão predominantemente masculina.
Produzido pela Curtas Metragens CRL, a entidade responsável pelo Festival Curtas Vila do Conde, o filme resultou de uma encomenda ao realizador no âmbito do programa de formação Estaleiro e contou com a participação de um grupo de estudantes de cinema do Porto.
Apresentado na 21.ª edição do Curtas Vila do Conde, teve a sua estreia além-fronteiras no Festival Internacional de Cinema de Roma. Posteriormente, no DocLisboa 2013, recebeu o prémio de Melhor Longa-Metragem na competição portuguesa. Integrou também a selecção do Festival de Cinema de Mar del Plata (Argentina), Festival Internacional de Documentários em Copenhaga (Dinamarca), RIDM - Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá) e Festival Internacional de Cinema de Roterdão (Holanda). Em Fevereiro de 2014, foi ainda escolhido para abrir a Quinzena de Documentários do MoMa – Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 25 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.