Walesa

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 127 min 2013 M/12 30/04/2015 POL

Título Original

Walesa. Czlowiek Z Nadziei

Sinopse

<p>Lech Walesa fica na História como um dos maiores ícones da luta política do século XX, enquanto figura de proa da luta anticomunista na sua Polónia natal. Electricista de profissão, tornou-se activista nos anos 1970, incentivando greves e protestos, e fundando, em 1980, o sindicato Solidariedade. O carismático revolucionário, perseguido pelo regime e detido várias vezes pelas autoridades, esteve envolvido nas grandes movimentações e negociações que conduziriam à libertação da Polónia e foi presidente do país durante a sua democratização, na primeira metade da década de 1990. Anos antes, em 1983, foi-lhe atribuído o Nobel da Paz. Este filme narra a história da sua luta política, procurando oferecer uma nova luz sobre o líder.<br /> A realização é de Andrzej Wajda, veterano cineasta polaco (em 2000, recebeu um Óscar honorário pela carreira) responsável por filmes como "O Homem de Mármore" (1977) ou "O Homem de Ferro" (1981) – verdadeiros desafios ao regime comunista. Indignado com o esquecimento a que o herói nacional e os seus camaradas do sindicato estavam a ser votados na Polónia décadas após o colapso do comunismo na Europa de Leste, decidiu fazer este filme para recordar a história do electricista que ousou afrontar o regime pró-soviético. Para o realizar, contou com a colaboração do romancista e dramaturgo Janusz Glowacki. O actor Robert Wieckiewicz encarna Walesa, contracenando com Agnieszka Grochowska no papel da sua mulher. O "biopic" foi indicado como candidato polaco ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi nomeado pela Academia.<br /> PÚBLICO</p>

Críticas Ípsilon

Mármore, ferro e esperança

Luís Miguel Oliveira

Lech Walesa é uma personagem de cinema interessante? Poucas sequências sacodem o filme ao marasmo – porque é um valente pastelão.

Ler mais

Críticas dos leitores

Vergonhoso o horário e as salas!

Paulo Lisboa

Quero por este meio manifestar o meu mais vigoroso protesto por este filme só estar num sala em todo o país e num horário ridículo. É uma vergonha!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!