Cinecartaz

Pub

O Mordomo

Título original:
The Butler
De:
Lee Daniels
Com:
Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack
Género:
Drama, Biografia
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA, 2013, Cores, 132 min.

Cecil Gaines nasceu numa plantação de algodão da Georgia, USA, durante a década de 1920. Uma noite, depois de fugir da plantação, é apanhado a roubar. Apesar do roubo, é contratado pelos proprietários, que o ajudam na sua educação. Depois de vários anos, é recomendado para servir num luxuoso hotel, em Washington. Em 1957, é então contratado para servir na Casa Branca, onde acaba por ocupar o lugar de mordomo. A cor da sua pele não é impedimento para que seja promovido ao longo dos anos, sendo sempre reconhecido pela sua competência e personalidade. E é assim que, por mais de três décadas, Cecil vai servindo sete presidentes, de Dwight D. Eisenhower, em 1957, a Ronald Reagan, em 1986, ano em que decidiu reformar-se.
Realizado por Lee Daniels ("Precious", "The Paperboy - Um Rapaz do Sul"), um filme inspirado no artigo "A Butler Well Served by This Election", escrito por Wil Haygood e publicado, em 2008, no "Washington Post", sobre a verdadeira história de Eugene Allen. No elenco, um luxuoso leque de actores: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Melissa Leo, David Oyelowo, Yaya Alafia, Mariah Carey, Jane Fonda, Cuba Gooding, Jr., Terrence Howard, Elijah Kelley, Minka Kelly, Lenny Kravitz, James Marsden, Alex Pettyfer, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber e Robin Williams.
A banda sonora fica a cargo do português Rodrigo Leão. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 167 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores