Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Líbano

Título original:
Lebanon
De:
Samuel Maoz
Com:
Yoav Donat, Itay Tiran, Oshri Cohen
Género:
Guerra
Classificação:
M/16
Outros dados:
ALE/Líbano/FRA/ISR, 2009, Cores, 93 min.

Junho de 1982. Primeira Guerra do Líbano, conhecida também por Operação Paz na Galileia. Um tanque de guerra é enviado para uma cidade hostil numa missão aparentemente simples que acaba por ficar fora de controlo. Shmulik (Yoav Donat), Assi (Itay Tiran), Hertzel (Oshri Cohen) e Yigal (Michael Moshonov) são quatro jovens soldados, a poucas semanas do fim do destacamento, que assistem às atrocidades da guerra através da mira de um tanque blindado, sem nada poderem fazer senão obedecer cegamente a ordens. E, a meio de uma situação dramática em que são abandonados ao seu destino, acabam por ter como guia apenas o próprio instinto de sobrevivência, esforçando-se por salvaguardar a sua humanidade e sanidade mental.
Primeira longa-metragem de Samuel Maoz, tem como base as experiências traumáticas do próprio realizador, aos 20 anos, enquanto soldado na Guerra do Líbano. 
Leão de Ouro na 66.ª edição do festival de Veneza, onde teve estreia mundial, foi nomeado para dez prémios Ophir da Academia de Cinema de Israel. PÚBLICO

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 140 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores