A Pousada da Jamaica

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Aventura 94 min 1939 10/09/1999 GB

Título Original

Jamaica Inn

Sinopse

O último filme da fase britânica de Hitchcock, feito já com um pé na América, segundo uma popular novela de Daphne du Maurier, autora também de "Rebecca", a estreia de Hitch nos EUA. É a história de uma órfã irlandesa (Maureen O''Hara no papel que a revelou) na costa da Cornualha no século XVIII, vivendo numa sinistra mansão que abriga um bando responsável pelos naufrágios na costa. Feito por iniciativa de Laughton e para Laughton, tudo indica que o realizador jogou consciente e voluntariamente numa partilha de carácter com o actor. <p/>Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas dos leitores

A pousada da Jamaica

Fernando Oliveira

Este foi o último filme realizado por Hitchcock no Reino Unido antes de ir trabalhar para os EUA. Baseado num romance de Daphne du Maurier; que conta a história de uma jovem órfã, Mary, que vai viver para a pousada dos seus tios em Cornwall no inicio do século XIX e que cedo descobre que esta é base de um grupo de criminosos que faz naufragar navios junto à costa para ficar com os despojos depois de assassinar os sobreviventes; é um dos filmes em que os “temas” que normalmente associamos ao Cinema de Hitchcock são menos notáveis (“escolha” que voltaria a fazer dois anos depois em “Mr. & Mrs. Smith”, uma comédia deliciosa “feita” para Carole Lombard).

No entanto, a espantosa cenografia (nocturna e tempestuosa) do filme, a arquitectura da história, a mestria formal do realizador e o magnífico grupo de actores (Charles Laughton é extraordinário a sugestionar a sua malvadez sem a mostrar, mas também Maureen O`Hara) fazem de “Jamaica Inn” um filme bastante intenso nas emoções e inteligente cinematograficamente. (em"oceuoinfernoeodesejo.blogspot.com")

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!