Cafarnaum

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 121 min 2018 07/02/2019 EUA, Líbano

Título Original

Capharnaüm

Sinopse

<p>Em tribunal, decidido a processar os próprios pais, Zain de 12 anos, pergunta por que é que eles o trouxeram ao mundo se não tinham condições, emocionais ou económicas, para cuidar dele. Em retrospectiva, num cenário de devastação e pobreza algures no Líbano, é revelada a sua história e as razões que o trouxeram ali.<br /> Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes (onde mereceu uma ovação de pé e o Prémio do Júri), um filme dramático com assinatura da realizadora libanesa Nadine Labaki ("Caramel", "E Agora, Onde Vamos?"), nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. No elenco participam Zain Al Rafeea, Yordanos Shiferaw, Boluwatife Treasure Bankole, Kawthar Al Haddad, Fadi Kamel Youssef, Cedra Izam, Alaa Chouchnieh e também a própria Nadine Labaki. PÚBLICO</p>

Críticas Ípsilon

A miséria vista do drone

Luís Miguel Oliveira

Exposição compungida da miséria e da infelicidade, a história como mero esquema, o olhar da realizadora como mero artifício — quer dizer, Cafarnaum é puro espectáculo.

Ler mais

Críticas dos leitores

Cafarnaum

Sónia

Um filme que retrata uma dura e sufocante realidade! A resistência e sabedoria de uma criança mesmo num lugar sem esperança! Impactante!

Continuar a ler

Imprescindível

Natércia Guilherme

Doloroso de ver pela as adversidades apresentadas, mas importante é a lição que espero que tiremos. <br /> Mais estrelas houvessem para classificar excelência desta obra, isto porque,muitos de nós vimos em condições de vida bastante abonatórias.
Continuar a ler

Estrelas ...

Du'art

Já lá vai uns anitos, lia uma daquelas revistas de programação. Naquela época pouco mais tinha do que programação. Filme na RTP 2: Gato Preto, Gato Branco. Crítica da Berta Neves: A evitar. Nunca mais me esqueci do nome da senhora... nunca a tinha visto, nunca a vi, nem tenciono conhecer. É bem verdade que Kusturica na altura não era o tão aclamado realizador que passou a ser à posteriori. Mas que essa senhora não tinha jeito para coisa, também era uma verdade. Deu-se o "boom" kusturica... música, óscares... e já toda a gente o achava fabuloso (provavelmente a BN tb). Mas eu entendo. Entendo perfeitamente que há pessoas que só sabem apreciar à posteriori, com distanciamento... tal como eu aprecio o distanciamento dessas pessoas ou das criticas que possam emitir. Vamos ver então o filme, só para entender se realmente é tão mau quanto isso.
Continuar a ler

Porquê?

Maria Diniz

Luis Miguel Oliveira, apenas uma estrela? Porquê?
Continuar a ler

Cafarnaum

Teresa Gama

Amei este filme que retrata tão bem uma realidade tão triste da migração ilegal. Que visita povos no terceiro mundo absorve facilmente as emoções que a miséria humana sofre. <br />Espero voltar a ver pela segunda vez a lição da desumanidade para refletir que não escolhemos o lugar em que nascemos nem as adversidades que a vida nos exige ultrapassar.
Continuar a ler

Cafarnaum

Caetano Brandão

Sou ateu, mas por amor de deus, ó Luis Miguel Oliveira, vá fazer melhor! <br />Este filme sublime marca indelevelmente qualquer pessoa que o veja. Devia ser obrigatório passar nas escolas do mundo ocidental porque uma imagem vale mais que mil palavras...
Continuar a ler

Obrigatório

Manuel

Um filme que mais parece um documentário, tal a realidade retratada, a veracidade das personagens e o desempenho dos actores. <br />Nunca saí de um filme tão emocionado como saí deste. <br />Tremendo. Lindo. Difícil. <br />Um dia gostaria de perceber os critérios de avaliação usados pelos críticos.
Continuar a ler

Que bom não ser crítico

Fernando P

LMO lá deve ter as suas razões pela avaliação que deu a este filme. A verdade é que pouco me interessam. Não tenho pachorra para análises intelectuais pretensiosas. Contudo não posso deixar de pensar que triste deve ser alguém ver este filme e não sentir que saiu enriquecido.
Continuar a ler

Cafarnaum

Marina

Um filme inesquecível. O rapazinho leva nos seus ombros todo o peso do filme, da vida difícil e injusto, sem sombra nenhuma de uma infância que seria por perto para a nossa compreensão. O sorriso dele no fim do filme é algo que provoque um tempestade de sentimentos, de esperança, de humanismo, de futuro. Grande filme! Sim, merece mais do que cinco estrelas. Para os críticos de Público só há uma coisa para dizer: vocês fumam o quê? Têm juízinho nessas cabeças? Compreendem alguma coisa de cinema? A sério???
Continuar a ler

Cafarnaum *****

Carmo Calheiros

Duríssimo e belíssimo filme sobre uma realidade que nos é difícil imaginar e que devíamos ter bem presente. Um filme que fala de tudo, e até de esperança! Também devíamos agradecer o que temos e não alinhar neste queixume tão nosso. Além de sermos mais exigentes com os nossos governantes e políticos que se entretêm a debater o sexo dos anjos em vez de olharem de frente o que realmente sucede num mundo bem próximo de nós. Não só não compreendo este crítico, como me surpreende que não haja mais nenhum crítico a comentar o filme. A não perder!  
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!