Sete Irmãs

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Aventura, Acção, Drama 123 min 2017 M/16 02/11/2017 GB, FRA, BEL, EUA

Título Original

What Happened To Monday?

Sinopse

<div>Num futuro não muito distante, o aumento populacional fez com que os recursos naturais do planeta Terra se tornassem insuficientes. Para contornar o problema da escassez, foram criados alimentos geneticamente modificados. Mas as decisão revelou-se desastrosa: a consequência foi uma anormal gestação de gémeos, que agravou o problema de sobrepopulação. Por causa disso, o Governo, em parceria com o Comité do Controlo da Natalidade, criou o que chamaram de nova política do filho único. Quando Karen Settman morre numa sala de partos ao dar à luz as suas sete filhas, Terrence, o pai dela, decide que vai contrariar as políticas governamentais e salvar as suas netas. De modo a passarem despercebidas, ele dá a cada uma o nome de um dia da semana e cria uma regra rígida que todas têm de seguir: apenas podem sair à rua no dia da semana correspondente ao seu nome, assumindo sempre a identidade de Karen Settman, a sua falecida mãe. Tudo corre sem imprevistos durante quase três décadas. Até que, num domingo como tantos outros, uma delas sai de casa e nunca mais regressa…</div><div>Com Noomi Rapace, Glenn Close e Willem Dafoe nos papéis principais, um "thriller" de ficção científica realizado por Tommy Wirkola ("Hansel & Gretel: Caçadores de Bruxas”, "Os Mortos-Vivos Nazis"), segundo um argumento seu e de Max Botkin. PÚBLICO</div>

Críticas dos leitores

Sete irmãs

Fernando Oliveira

Uma distopia terrível sobre o futuro do planeta. O excesso de população obriga a intervenções genéticas na produção dos alimentos para que seja possível alimentar toda a gente; como consequência o sistema reprodutivo das mulheres sofre uma mutação: quase todos os partos são múltiplos. Para evitar um maior aumento da população é imposta uma politica rigorosa de “uma família, um filho”; os gémeos são criogenizados para serem acordados num futuro em que a Terra tivesse a capacidade para os receber. <br />Uma mãe morre ao parir sete raparigas numa clínica clandestina. O avô das crianças idealiza uma rotina para que todas possam sobreviver. Baptiza-as com o nome dos dias da semana, e cada uma sai à rua no dia do seu nome. Todas são assim apenas uma. Durante trinta anos quase tudo corre bem, até que Monday não regressa a casa no fim do dia… <br />Há uma convincente encenação daquela sociedade totalitária, opressiva de uma forma assustadora, fascista, tecnológica mas em ruínas. Noomi Rapace sai-se muito bem a interpretar sete personagens diferentes, que os efeitos visuais conseguem simultaneamente fazer coexistir na mesma cena de forma verosímil. Parece-me haver alguns lapsos na narração, e o realizador não tem obviamente “unhas para tocar esta guitarra”, mas o filme consegue ser bastante interessante. Até porque não esconde a violência tremenda, o medo e a horrível verdade; não esconde o sangue e o sexo; e se podemos considerar um final feliz, é um final com muitos pontos de interrogação. <br />(em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.pt")
Continuar a ler

Sete Irmãs

Delfina Damião

Filme bastante criativo, fez-me pensar bastante na tomada de algumas decisões. Espero que produzam mais filmes como estes.
Continuar a ler

Previsível qb e inconsistente aqui e ali

Paulo

Filme com um certo grau de previsibilidade, inconstância, desequilíbrio e até inconsistência. <br />Recomendado para quem quiser vai ao cinema para ver e esquecer.
Continuar a ler

2 estrelas

José Miguel Costa

Em 2073 o mundo está à beira da ruptura devido ao excesso de população, pelo que o Comité de Controle da Natalidade impõe a politica do filho único – algo tão mais complexo quando se verifica um boom de nascimento de gémeos consequência da ingestão de alimentos transgènicos. Deste modo, as famílias que infringirem esta regra terão os seus descendentes retirados coercivamente, com a promessa de que serão mantidos num processo de criopreservação, para uma eventual futura reanimação. <br /> Neste contexto um avô que se vê com 7 netas gémeas recém-nascidas nos braços (já que a progenitora faleceu durante um parto efectuado clandestinamente) decide criá-las em segredo, confinadas ao espaço do seu apartamento, sendo que todas elas irão assumir uma identidade única (o que implicará que apenas acederão ao espaço exterior isoladamente e de modo alternado) e, desta forma, tentar fugir ao “sistema” (apesar de nele estarem integradas como elemento uno). <br /> <br />É desta interessante premissa que parte o filme “7 Irmãs – What Happened To Monday?”, um triller de ficção cientifica do realizador Tommy Wirkola, no entanto, as suas potencialidades não são devidamente exploradas a nível narrativo, enveredando por soluções demasiado fáceis e lineares (e, por vezes, algo incongruentes). <br /> Todavia, tal não implica que esta obra seja totalmente descartável, inclusivé, será relembrada no futuro devido à magnifica prestação de Noomi Rapace que dá corpo e alma às 7 gémeas (numa espécie de quase “monólogo” em que contracena consigo própia – genial!).
Continuar a ler

Sete Irmãs

ceea@gmail.com

Fabulosa interpretação de Noomi Rapace!!
Continuar a ler

3* - Imaginativo...

Luis

...com bons desempenhos num tema que questiona o futuro: para quando virão a tomada de decisões menos agradáveis por forma a garantir a sobrevivência de alguns? <br />Um aliciante: a expectativa em torno do desfecho final...
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!