O Hobbit: A Desolação de Smaug

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Fantasia, Aventura min 2013 M/12 12/12/2013 EUA, Nova Zelândia

Sinopse

Aqui se conta a grande aventura de Gandalf e 13 anões em busca do tesouro de Dale, guardado pelo terrível dragão Smaug, no coração da Montanha Solitária onde, em tempos, se situou o Reino de Erebor. Eles são acompanhados por Bilbo Baggins, um pequeno hobbit apreciador do conforto e quietude, pouco dado a tudo o que possa pôr em causa a normalidade da sua vida. O seu encontro com Gollum e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das provas por que Bilbo terá de ultrapassar e que o levarão a revelar uma coragem inesperada que vai transformar o destino da Terra Média. Realizado por Peter Jackson (saga "O Senhor dos Anéis", "King Kong"), é o segundo de três filmes que adapta a notável façanha de Bilbo Baggins, narrada no livro "O Hobbit", escrito por J. R. R. Tolkien e cuja acção se situa 60 anos antes da aventura de Frodo contada n' "O Senhor dos Anéis". O argumento foi co-escrito por Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens e Guillermo del Toro. No elenco, voltamos a encontrar os actores Martin Freeman, Ian McKellen, Orlando Bloom, Christopher Lee, Richard Armitage, Hugo Weaving e Benedict Cumberbatch, entre outros. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

O Hobbit: A Desolação de Smaug

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Please ladies and gentlemen...

Maria Stahl

... Fazer um filme sobre um livro não é o mesmo que colar - linha a linha, diálogo a diálogo, página a página - uma narrativa literária (com todas as suas especificidades) ao audiovisual. Isto é (para os que não conseguem visualizar) tranpôr um livro para filme não é cuspir directamente o que está escrito para o ecrã. É escolher, é optar, é dar mais ênfase a um episódio que a outro, ressaltar uns personagens, esbater outros, enfim, chama-se realizar. Porque é outro meio narrativo. É acrescentar algo ao que o livro já traz, e enriquecer, na mão dos melhores. E por isso Jackson se sai tão bem. Porque o filme é a história do Hobbit MAIS as escolhas que ele, realizador, se permitiu. E são essas que fazem valer o filme. <br />Por isso abram lá mão dos ressabiamentos e deixem-se transportar pela história. Quem leu e quem não leu. Quem gosta do género ou não. Deixem-se encantar. Se ainda conseguirem. Deixem que Jackson vos embale.
Continuar a ler

3 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

Confesso que sou fã acérrimo da trilogia "O Senhor dos Anéis" (especialmente do primeiro capitulo da saga). De igual modo, não tenho pudor em mencionar que (quase) detestei o retorno de Peter Jackson "à terra média do Tolkien" através deste "O Hobbit" (o que só veio corroborar a expressão "nunca voltes ao local onde foste feliz"). Por esse motivo apenas fui ver esta segunda parte da (também) trilogia do Hobbit num misto entre a "obrigação cinéfila" e o "dar uma 2ª oportunidade". E atendendo ao seu precedente, bem como à generalidade das críticas negativas, a expectativa para as 2 h 41 m de filme não eram as melhores. No entanto, posso afirmar que não desgostei do produto final (é claro que apesar de ser relativamente superior à 1ª parte, em nenhum momento chega a lembrar o brilhantismo da experiência inicial do realizador com o universo criado por Tolkien), talvez por ser dotado de um ritmo mais intenso e acelerado (com algumas cenas de acção de "encher o olho"), bem como pela introdução de três novas personagens que vieram conferir um novo dinamismo/interesse à narrativa. Deste modo, pode ser que no 3º capitulo, em exibição daqui a um ano, se concretize o tão ansiado "boom".
Continuar a ler

Enfim

Daniel Martins

Se não sabem a história, se não leram os livros, se apareceram de paraquedas na sala de cinema, é óbvio que aquilo parece um "to be continued" à moda de Dallas. <br />E se consideram estas 3 horas como uma perda de tempo, façam um favor a todos nós e vão aprender a escrever...
Continuar a ler

não gostar... não ver

Valco

Parece que há gente que não percebe o papel do cinema... para mim é apenas entretenimento. <br />Não gostam não vejam! <br />Para mim é fantástico, que pena não ser 6h cada episódio para explorar de modo conveniente as personagens e história.
Continuar a ler

Fantástico!

Elisabete Martins

Esta trilogia engloba acontecimentos explicados noutros livros e não apenas os exclusivos de "O Hobbit". Esta segunda parte tem mais acção que a primeira e efeitos visuais excelentes. Vi ontem e adorei.
Continuar a ler

Faz jus ao título

Rui Plácido

Desolado. Após este filme, tomei a decisão obituária de não ver nenhum filme com animação fantasiosa durante, digamos, muito tempo. Qual estória de manta de retalhos! Qual anel que nunca mais desaparece, qual dragão falante pelos cotovelos e aspirante a poeta demoníaco, quais anões que nunca o pareceram. Mas que final à Dallas "To Be Continued" é aquele? Não quero ser um alienado deste estilo onírico-fantasista que já teve a trilogia merecida. A sequência nos rápidos, com os barris, até que entretém a sério, mas o todo de 3 horas, please no more. Se Peter Jackson nos oferece algo inovador, não é para luso ver, que salas com HFR (High Frame Rate - 48 fps) por cá, não creio que hajam. Cheers.
Continuar a ler

Título errado

Rui Franco

Claramente, o título em Português devia de ser "O óbito". Porque é para isso que este filme serve: para matar o tempo quando não se tem mais nada para fazer.
Continuar a ler

Uma desilusão!

Guida Pinheiro

O primeiro livro que li de Tolkien foi precisamente "O Hobbit". Quem leu o livro fica com a certeza de que o objectivo destes 2 e futuro 3º filmes não é relatar a história mas sim unicamente fazer lucro. Bons efeitos especiais, sem dúvid,a mas esticar o relato de um capítulo para sequência de cenas com cerca de meia hora de duração... Sinceramente!
Continuar a ler

e muito bom

Pedro

Dou todas as estrelas. O filme está fantástico.Excelente! Adorei!
Continuar a ler

É muito bom

Pedro

dou todas as estrelas
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!