Julie e Julia

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia Romântica, Biografia 123 min 2009 M/12 19/11/2009 EUA

Título Original

Sinopse

Nos finais dos anos 40, Julia Child (Meryl Streep) acompanha o marido a Paris, onde ele foi nomeado adido cultural dos EUA. A sua paixão pela cultura francesa culmina com a edição de um livro de gastronomia chamado "Mastering the Art of French Cooking", que se torna um fenómeno de popularidade no seu país, alterando para sempre a culinária americana. <br /> Décadas mais tarde, em Nova Iorque, Julie Powell (Amy Adams) está em crise: aos 30 anos, sente que não alcançou nenhum dos supostos patamares de realização e que não consegue dar um rumo à sua vida medíocre. Um dia, em casa da sua mãe, depara-se com o famoso livro de Julia Child e, com o total apoio do marido, decide iniciar o projecto Julie/Julia: num ano, vai testar as 524 receitas e publicar o resultado num blogue que se revela um sucesso colossal. <br /> Inspirado no livro autobiográfico de Julie Powell, sobre duas mulheres que, embora separadas no tempo, encontraram na arte culinária uma forma de dar sentido às suas vidas. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

O girl power do fogão

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

A comunicação via TV nos anos 50 e via Internet 50 anos mais tarde.

Joao Estrangeiro

Uma escritora falhada torna-se famosa ao manter durante um ano um blogue sobre as receitas e a vida de Julia Child (Merryl Streep) ícone vivo da cultura norte americana, famosa por desmistificar na TV a “haute cuisine”. A interpretação de Meryl Streep é notável e vale o filme.
Continuar a ler

Só nao vomitei porque nao tinha comido

José Carvalhal

É muito mau!!!! Muito mesmo! Super secante e não tem argumento!!!
Continuar a ler

O que é que vai ser o jantar?

Nazaré

Mais um filme com Meryl Streep e Amy Adams, reedição dum yin-yang que resulta tão bem no écran. Ambas espantosas actrizes, são a vida deste filme que, à volta do prazer da boa comida, entretém mas não impressiona.
Continuar a ler

O melhor amigo do cozinheiro é a.... MANTEIGA!

Batista

Fazer o que mais gostas de fazer, atrairá a Felicidade para bem perto de ti. Podíamos dizer que é esta a moral deste filme, caso não se tratasse de duas histórias verídicas. Até à data não conhecia Mrs. Julia Child, nem o que ela tinha feito nos EUA para milhares de donas de casas americanas, no acto de cozinhar. Nem a história da outra Julie e do seu blogue. É uma boa história para ser vista e devorar por mais... E atenção pode dar casos de assaltos à dispensa a meio da noite... Com muita manteiga, sempre a MANTEIGA!
Continuar a ler

Bon appétit!

Raúl Reis

O filme de Nora Ephron começa com duas declarações curiosas. A primeira é que “Julie & Julia” se inspira em dois livros e a segunda é que os factos são reais. Se a derradeira situação é comum, o facto de um filme se inspirar em duas obras literárias é, por seu lado, bastante original. Na realidade, os dois livros não são grandes obras literárias, trata-se de um blogue e um livro de receitas. Para nós, que não somos norte-americanos, Julia Childs é uma ilustre desconhecida. Mas nos Estados Unidos, esta senhora é mais ou menos o equivalente de Maria de Lourdes Modesto, misturada com Filipa Vacondeus e o chefe Silva. Todos numa só pessoa. Julia Childs era mulher de um diplomata estado-unidense que adorava comer. Viveu em França onde descobriu o prazer da gastronomia do país vizinho. De simples apreciadora, a senhora Childs passou a autora do mais conhecido livro de receitas sobre cozinha francesa em toda a História americana, intitulado Mastering the Art of French Cooking, e que, apesar de ter sido publicado nos anos 40, continua a ser uma referência. Muito mais tarde, em 2002, Julie Powell, era ainda fã de Julia Childs. Admirava tanto a obra da cozinheira que decidiu fazer todas as receitas do livro da cozinheira durante um ano. Para se motivar, Julie vai criar um blogue onde conta as suas dificuldades e o prazer que lhe dá cozinhar “sob influência”, como ela diz, da grande Julia Childs. Júlia Childs é interpretada por Meryl Streep. A actriz parece que ganhou vinte centímetros para interpretar a cozinheira americana que media 1m88. Meryl Streep é perfeita no papel de uma “mulher de armas”. Determinada, expansiva, por vezes dura, Julia Childs era uma mulher que apagava tudo à sua volta. Streep consegue transmitir perfeitamente essa imagem e reproduz mesmo o sotaque original de Júlia. A Julie, autora do blogue, é também uma mulher decidida. Apesar de vacilar algumas vezes, a jovem não desiste do seu projecto de realizar as 524 receitas do livro “Mastering the Art of French Cooking”. O seu marido aguenta as dificuldades, aliás como o fazia o marido de Júlia Childs 50 anos antes. Os homens saem aliás muito maltratados de “Julie & Julia”. Todos eles são apagados, “bananas” ou então parvos. A forma como a realizadora Nora Ephron constrói o seu filme, criando paralelismo entre as vidas das duas mulheres, é a razão pela qual “Julie & Julia” se torna num filme ritmado e com acrescido interesse. Para o público norte-americano o prazer será maior, mas descobrir esta fabulosa personagem que é Julia Childs é, por si só, motivo suficiente para não perder este filme. E como dizia a cozinheira nas suas emissões na televisão americana com um sotaque francês muito mau: “bon appétit!”.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!