Estranhos Prazeres

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122 min 1995 01/01/2002 EUA

Título Original

Strange Days

Sinopse

Kathryn Bigelow ("Ruptura Explosiva", "The Weight of Water") assina um "thriller" futurista na passagem para o segundo milénio a partir do argumento do ex-marido James Cameron. Nos últimos dias de 1999, Los Angeles é uma cidade obscura, onde reinam o crime e a violência. Lenny (Ralph Fiennes), expulso da brigada anticrime, dedica-se a traficar a "droga" mais consumida do momento: a realidade virtual, com a qual os consumidores sentem como próprias vivências alheias. A "viagem" começa, no entanto, quando um disco com informações gravadas por uma prostituta assassinada que testemunhou um crime vai parar às mãos de Lenny. O ex-polícia começa a investigar, mas acaba por se ver envolvido numa teia de chantagens, assassínios e violações. Para resolver o mistério poderá contar com a ajuda de Mace (Angela Bassett, Prémio Saturno na categoria de melhor actriz). "Estranhos Prazeres", que não convenceu o público logo na estreia, acabou por ser um sucesso que valeu a Bigelow o Saturno para a melhor realização. <p/>PUBLICO.PT

Críticas dos leitores

É para a cabeça, este filme injustamente esquecido

Nazaré

É uma alegria ver a reposição desta obra extraordinária, dum futurismo algo falhado mas cujo tema central (a habituação ao SQUID, ou a qualquer outra alienação de apelo irresistível) é intemporal e magistralmente tratado. Os meandros dos nossos desejos postos a nu, como raramente se viu. Mais do que ter despertado a consciência da proximidade do fim do milénio, devia ser pela profundidade invulgar desta temática psicológica (grande James Cameron) que devia ser lembrado... e não é, infelizmente. Kathryn Bigelow tem tido uma carreira discreta e selectiva, mas só à conta deste filme merece o maior aplauso, em quase duas horas e meia o ritmo e o interesse estão sempre em grande. O estilo contido de Ralph Fiennes serve o protagonista na perfeição, Angela Bassett é belíssima, Juliette Lewis dá-nos uma personagem marcante. Termina com o mais belo beijo do cinema anglo-saxónico (ex-aequo com o de “An Affair to Remember” e com o de “Lost in Translation”).
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