Cinecartaz

Patrícia Mingacho

O Meu Tio

O cinema continua a surpreender-me e os clássicos esses sim são, muitas vezes, a apoteose da sétima arte ou não fossem clássicos!
"O Meu Tio", um filme de Jacques Tati, é um filme soberbo! Desde os primeiros momentos do filme (o passeio dos cães é maravilhoso) que soube que não era por acaso que estava ali; por vezes, os críticos acertam nas estrelas que dão!
"O Meu Tio" é um filme para todas as idades, para todos os gostos e feitios, é um filme que nos faz bem! E entre a crítica a uma sociedade burguesa, vaidosa e frívola, há as crianças e as suas tropelias, o seu universo povoado de situações hilariantes! Trazer este filme connosco é transportar a leveza da vida, é soltar gargalhadas, é voarmos para o universo que deixámos quando os anos começaram a contar! E, para além de todas estas sensações que o filme nos transmite, há um rigor levado à exaustão: os cenários parecem ser pensados ao milímetro, nada ali está a mais e tudo flui à frente do nosso olhar.
Há filmes que merecem ser revisitados e este, sem dúvida, é um deles, acompanhados ou sozinhos, com sol ou com chuva, será sempre com um sorriso que chegaremos ao FIM...

Publicada a 10-09-2015 por Patrícia Mingacho